Vamos Ler divulga ação em Ivaí dentro da semana do autismo | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler divulga ação em Ivaí dentro da semana do autismo

Escola Sagrado Coração de Jesus promoveu semana de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com palestras, debates e informações sobre o tema

Dinâmica envolveu todas as turmas da instituição de ensino
Dinâmica envolveu todas as turmas da instituição de ensino -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Escola Sagrado Coração de Jesus promoveu semana de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com palestras, debates e informações sobre o tema 

Durante a semana dos dias 28 de março a 2 de abril, os alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, de Ivaí, tiveram compromissos durante toda a semana, sobre uma temática de extrema importância: a conscientização sobre o autismo, pegando um gancho com a data celebrada mundialmente no dia 2 de abril. Além da equipe pedagógica, a iniciativa contou com a parceria da equipe de saúde do município.

A data estabelecida em 2007, tem como objetivo acabar o preconceito e discriminação que cercam as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, no ambiente escolar, a semana busca repassar as informações e conhecimento sobre o autismo para as crianças, como o fato dele não ser uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento. Além de explicar os sintomas, como fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.

Durante as atividades, as professoras ressaltaram ainda que o autismo, faz de cada pessoa única e ainda mais especial, ao explicarem sobre os vários níveis diferentes do transporto, onde mesmo na condição de autista, a pessoa não precisar ter nenhum tipo de atraso mental obrigatoriamente.

A equipe pedagógica destacou a importância da escola em formar bons cidadãos, enfatizando o papel fundamental de professores capacitados na educação de toda criança, ainda mais quando a criança tem alguma necessidade especial. “Os professores são um dos primeiros a levantar as dúvidas sobre o desenvolvimento das crianças e um dos principais colaboradores para o diagnóstico do autismo. Os estudantes ficam horas diariamente sob o seu olhar para acompanhar a aprendizagem e socialização das crianças no ambiente escolar”, relembra as autoras. 

No projeto, a equipe pedagógica da escola, juntamente com as professoras regentes e professores de artes das turmas desenvolveram trabalhos como cartazes em sala de aula, mural, materiais impressos e vídeos explicativos falando sobre o assunto para os alunos de forma clara e simples.

Encerrando a temática, a equipe comentou que dia 6 de abril, os alunos do 4º e 5º ano participaram de palestras, realizadas pelos profissionais de saúde como forma de encerramento da Semana de Conscientização do Autismo. “É fundamental trabalhar o tema nas escolas e quebrar barreiras, preconceitos para que pais e professores aprendam a lidar e diagnosticar estas crianças com autismo e visando proporcionar para elas o melhor desenvolvimento educacional”, comentam as educadoras..

Acesse o blog escolar da Escola Sagrado Coração de Jesus clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE