Alunos homenageiam mães e mulheres em projeto de PG | aRede
PUBLICIDADE

Alunos homenageiam mães e mulheres em projeto de PG

Ações foram desenvolvidas no 5º ano A da Escola General Aldo Bonde entre março e maio

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações foram desenvolvidas no 5º ano A da Escola General Aldo Bonde entre março e maio

Um projeto no 5º ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde, em Ponta Grossa, possibilitou trabalhar diversos temas com a turma, com foco principal na interação entre alunos e mães. A professora da turma, Lucilaine Machado Munefiça, comenta como foram desenvolvidas as ações.

“Este projeto teve como princípio norteador intencional a afetividade e demonstração de carinho e reconhecimento num momento de isolamento e acúmulo de funções, onde devido as normativas, deixamos de lado os atos afetivos e absorvemos uma rotina mecânica exaustiva e trabalhosa”, comenta a docente.

Entre os objetivos específicos estavam, segundo a educadora, explorar a importância da igualdade de gênero, da afetividade, direitos e deveres iguais, estimular a autonomia e criatividade, entre outros. O desenvolvimento ocorreu entre os meses de março até maio, englobando datas comemorativas como Dia Internacional da Mulher e o Dia das Mães.

“Este projeto exemplificou e abordou a importância do ser referencial, indo além do gênero. Isto é, incluiu a temática de conscientização quanto as diferentes formas de família da contemporaneidade, (como) mãe solo, avó, avô, tia, irmão, vizinha, dentre outras. As atividades realizadas com a turma do 5º ano A foram adaptadas para a realidade histórico-social vivenciada – pandemia e isolamento advindos do coronavírus”, destaca a docente.

Para tal, conforme explica Lucilaine, durante as semanas foram criado materiais como cartões e dobraduras de flores. A professora solicitou aos alunos que realizassem uma entrevista com as mulheres referenciais de sua vivência, englobando o Dia do Trabalhador, com as possibilidades de carreira por parte delas. Ainda, contou-se com desenhos, textos, poemas, pinturas e um vídeo cantando músicas para suas mães.

Contribuição

Lucilaine destaca a participação das colegas. “Outra atividade foi a releitura de uma obra feita pela professora Ellen, do 3º ano, a qual foi comunicada e de grato aceito autorizou o trabalho. Cabe salientar a importância da professora Inês, que deu suporte qualitativo na audição das leituras dos poemas encaminhados aos alunos. O material foi coletado nas aulas online via Meet e, subsequentemente, editados em vídeos que foram postados como forma de homenagear as pessoas responsáveis, sendo públicos no grupo de WhatsApp e Facebook da escola”, complementa.

Por fim, houve a construção de um mural com corações (e nome dos alunos), além de rosas de papel crepom. As mães tiraram fotos no dia da retirada de atividades. “O projeto atingiu o objetivo almejado. Os alunos dedicados conseguiram, mesmo distantes, trabalhar em equipe em prol de um objetivo. Realizaram todas as atividades solicitadas com zelo e capricho. A solicitação para a realização da coreografia foi aceita de bom grado pela maioria, salvo aqueles que não tem acesso a rede de internet”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola General Aldo Bonde clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE