‘Aulões’ preparatórios para a Prova SAEB divertem alunos | aRede
PUBLICIDADE

‘Aulões’ preparatórios para a Prova SAEB divertem alunos

Proposta para fixar conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa foi aplicada nos quintos anos A, B e C da Escola Professora Zair Santos Nascimento em Ponta Grossa

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta para fixar conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa foi aplicada nos quintos anos A, B e C da Escola Professora Zair Santos Nascimento em Ponta Grossa

Os alunos dos quintos anos da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento em Ponta Grossa, durante todo o ano letivo de 2019, prepararam-se para a Prova SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica. A professora da turma ‘C’, Jennifer Antunes Machado, comenta as ações e dinâmicas para a realização da avaliação nacional.

“Estudamos muito, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a fim de conquistar um melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Como a data da avaliação externa está chegando, realizamos um ‘Aula Pré SAEB’ em nossa escola com as turmas de 5º ano, A, B e C”, destaca a docente.

Objetivou-se, conforme elenca Jennifer, a revisão de conteúdos trabalhados desde o início do ano letivo, através de uma forma diferente que incentivou os alunos a estudarem, dedicarem-se e sentirem-se entusiasmados para a avaliação. Assim, as turmas foram separadas em dois grupos, buscando ocupar o espaço da biblioteca.

“Nós professoras, preparamos um ambiente acolhedor para animar os educandos, com jogo de luzes para a entrada inicial, com músicas para determinados momentos, questões de Língua Portuguesa e Matemática para projetar no multimídia, entre outros. Além de que nos vestimos com fantasias para chamar a atenção para nós e divertir essa nossa oportunidade de estudo”, aponta.

Outro ponto relatada pela docente é que nos aulões das disciplinas, houve a separação dos alunos em quatro grupos, com cores de pulseiras distintas para destacar cada um deles. Em cada questão que aparecida no recurso multimídia, a equipe se reuniu e discutiu qual a melhor alternativa para a resposta adequada e correta. Com o consenso, escolhiam alguém para falar a resposta para uma das professoras responsáveis pelo registro da mesma.

“Ganhava pontuação a equipe que acertasse e, aquela que errasse deveria ‘pagar uma prenda’, ou ‘um mico’ para não perder nenhum outro ponto que já tivesse obtido. Em seguida, refletíamos coletivamente sobre o erro, pois errando também se aprende e assim, podíamos analisar as questões detalhadamente. Foram dois dias de revisão intensa sobre todos os descritores que serão avaliados pela Prova SAEB”, complementa Jennifer.

Com o final do aulão, houve a premiação das equipes vencedores de acordo com o maior número de acertos. Houve a distribuição de lembrancinhas aos alunos, com a mensagem ‘Tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração! Seja dedicado com seus estudos’. Ainda, a professora diz que a equipe acredita nas crianças, nos seus esforços, o que fez ter muito incentivo e proporcionando um momento especial, diferente e divertido.

“Sendo assim, consideramos que nossos objetivos foram alcançados. Estudamos, refletimos, analisamos. Os alunos tomaram para si a mensagem de que são capazes de tudo se estudarem e se dedicarem, visto que estão todos bastante preocupados com essa avaliação externa. Todos devem acreditar no seu potencial e dar o seu melhor a cada dia. Dessa forma, aguardamos a Prova SAEB e os posteriores resultados”, conclui.

Confira, no blog escolar da Escola Zair Santos Nascimento, a atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE