Celebração da Quarta-Feira de Cinzas é alterada em PG | aRede
PUBLICIDADE

Celebração da Quarta-Feira de Cinzas é alterada em PG

O ministro religioso não terá contato direto com as pessoas e assim diminuirá o risco de contaminação

Catedral também fará parte das mudanças na celebração da Quarta-feira de Cinzas
Catedral também fará parte das mudanças na celebração da Quarta-feira de Cinzas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Diocese de Ponta Grossa seguirá os protocolos do Vaticano, divulgados pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

A Quarta-feira de Cinzas é uma data especial para os cristãos. Ela antecede a Quaresma e determina o início de um período de resguardo após a folia carnavalesca. 

Por mais sagrados que os costumes sejam, esse ano a celebração será diferente por conta da pandemia do novo coronavírus. A Diocese de Ponta Grossa seguirá os protocolos do Vaticano, divulgados pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Ao invés da testa dos fiéis, as cinzas cairão sobre a cabeça de cada um dos presentes. Em silêncio, o padre não desenhará a cruz como de costume. Dessa maneira, o ministro religioso não terá contato direto com as pessoas e assim diminuirá o risco de contaminação. 

Diferente dos outros anos, o sacerdote fará a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta "sem dizer nada", ele dirá de uma só vez para todos a frase "Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás". Além disso, o padre deve higienizar as mãos sempre que possível, colocar a máscara e impor as cinzas a todos os presentes. No final, as cinzas cairão nos fiéis.

Em Ponta Grossa, a lotação máxima por Igreja será de 40% da capacidade do local, variando o número de pessoas por tamanho da igreja. Para fazer esse controle, cada paróquia tem uma sistemática, utilizando de senha ou agendamento do nome na secretaria. Para obter acesso nas igrejas, todos os protocolos sanitários devem ser cumpridos corretamente. 

Confira a programação das principais Igrejas de Ponta Grossa:

No Sagrado Coração de Jesus (Igreja dos Polacos):

Missas de segunda a sexta 7h, 12h e 18h. 

São José:

Quarta-feira: 08h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 19h30.

Novenas: 12h e 18h.

Catedral

Quarta-feira: 19h

Igrejinha de Uvaranas (Paróquia Imaculado Coração)

Quarta-feira: 8h30, 16h e 19h.

Igreja Nossa Senhora do Rosário:

Quarta-feira: 10h e 17h

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE