Sesa alerta para variante da Covid-19 no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Sesa alerta para variante da Covid-19 no Paraná

Documento traz orientações às regionais de Saúde. PG já adota medidas expedidas pela Secretaria

Segundo especialistas, vacinação irá prevenir as cepas encontradas até o momento em território brasileiro
Segundo especialistas, vacinação irá prevenir as cepas encontradas até o momento em território brasileiro -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Documento traz orientações às regionais de Saúde. PG já adota medidas expedidas pela Secretaria

Nos últimos meses, o mundo vem dando atenção a mais uma situação agravante na pandemia: as variantes do coronavírus SARS-CoV-2. No Brasil, a explosão de casos da Covid-19 em Manaus ligou o alerta. Denominada SARS-CoV-2 VUI 202012/01, a nova cepa foi rastreada pela primeira vez no Reino Unido e Irlanda do Norte, junto à Organização Mundial da Saúde (OMS). 

No mesmo mês, a variante da Covid-19 foi identificada em alguns estados brasileiros, como o próprio Amazonas, além de Rio de Janeiro e São Paulo. No último sábado (30), a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretara Municipal de Cascavel informou que investiga um caso suspeito desta nova cepa do coronavírus: um venezuelano, que estava em Manaus, está internado e em isolamento no Hospital de Retaguarda.

Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), publicou uma Nota Orientativa no dia 25 de janeiro para prevenir a disseminação desta e outras variantes da Covid-19. A proibição temporária de viagens para o Reino Unido e Irlanda do Norte, Declaração de Saúde do Viajante para quem chegar, testes com resultados negativos e isolamento de quem esteve nesta região da Europa, assim como Manaus, são algumas orientações da Sesa.

Em Ponta Grossa, o Portal aRede e Jornal da Manhã entraram em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para saber se há suspeitos da nova variante. Segundo o Município, casos com esta cepa terão investigação especial clínica, assim como análise de viajantes que foram recententemente a Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos destinos do exterior, encaminhando a coleta para a Sesa confirmar ou descartar o caso.

Sobre a possibilidade de contágio na cidade, a FMS citou que é importante estar atento às recomendações dos órgãos competentes. “As vacinas que estão sendo aplicadas imunizam todas as variantes Covid possíveis até o momento. Verdadeiramente comprovado, ela é mais transmissível em até 70%. E não temos ainda documento oficial que prove diferenças de sintomas ou maior gravidade nos casos. Crianças em geral apresentam poucos sintomas e não há nenhum documento que comprove, até o momento, que exista uma sintomatologia diferente nas crianças”, complementa a Saúde ponta-grossense.

Regional de PG mantém processos

O Portal aRede e o JM conversaram com a 3ª Regional de Saúde para saber como está a preparação em relação às normativas da Sesa. “Não há evidências de que os serviços de saúde, em especial os hospitalares, tenham que se readequar ou mudar seus processos de trabalho e de intervenção assistencial aos pacientes frente às novas cepas, considerando a inevitabilidade do surgimento delas. Isso tem acontecido com os diversos vírus ao longo do tempo”, explica Robson Xavier, chefe da Regional. Segundo os dados divulgados pela FMS, Ponta Grossa tem 18,1 mil casos e 283 óbitos pela Covid-19; nenhuma pela nova cepa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE