Colégio Positivo Master: Uma casa nova para a educação | aRede
PUBLICIDADE

Colégio Positivo Master: Uma casa nova para a educação

Estrutura da Educação Infantil é planejada para reconectar a criança à natureza

A proposta do Colégio Positivo para a Educação Infantil é a de que o ambiente escolar revela a percepção pedagógica.
A proposta do Colégio Positivo para a Educação Infantil é a de que o ambiente escolar revela a percepção pedagógica. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estrutura da Educação Infantil é planejada para reconectar a criança à natureza

Quando o assunto é escolher a escola ideal para seu filho, sabemos que não é nada fácil. Essa escolha deve ser feita criteriosamente, levando em consideração diversos fatores que influenciam no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.

Para as crianças que vão ingressar na Educação Infantil, uma das principais preocupações, além da qualidade da equipe docente, é a estrutura escolar. Por isso, deve-se atentar para alguns pontos importantes, tais como ambientes arejados, segurança, limpeza, contato com professores, ludicidade, afetividade e, sobretudo, um lugar que considere o próprio ambiente de sala de aula como um 3º educador.

Segundo Hannyni Mesquita, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Positivo no CIPP, “todo espaço tem uma declaração de intenção, por isso, deve-se atentar para a maneira como os materiais/brinquedos e mobiliários são dispostos, o quanto o espaço permite as diferentes interações, a criatividade, a autonomia e a composição das produções das crianças, assim como respeita as necessidades físicas, socioemocionais e cognitivas de cada criança”, explica.

A Organização do Ambiente Escolar para a Educação Infantil

A proposta do Colégio Positivo para a Educação Infantil é a de que o ambiente escolar revela a percepção pedagógica. Nas salas de aula, as paredes não contém desenhos estereotipados, figuras decorativas ou prontas. A organização dos materiais fica ao alcance do aluno, facilitando o desenvolvimento de sua autonomia progressiva. A sala de aula é considerada como um ambiente da criança, que é construído a partir das atividades desenvolvidas com ela e por ela. Assim, este ambiente, do mesmo modo que a escola como um todo, é um 3º educador, pois é intencionalmente organizado para promover aprendizagem e encantamento.

Segundo Mariângela Hoog Cunha, diretora do Colégio Positivo – Master, a nova casa da Educação Infantil conta com uma estrutura ampla e totalmente pensada para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. O ambiente foi planejado considerando todos os detalhes, para que seja um verdadeiro ambiente de reconexão da criança à natureza, com árvores frutíferas, water play etc. Toda essa estrutura promove um aconchego, mesmo em espaços urbanos. Entre as principais novidades estão:

Sala de aula: as salas são interligadas e, por isso, há momentos de interação e aprendizagem coletiva entre as turmas. São “salas aquários”, nas quais os vidros possibilitam à criança enxergar tudo o que está acontecendo fora da sala, ou seja, o ambiente em geral.

Water play: promove o contato com elementos da natureza, no caso, a água. Este recurso não é pensado apenas porque é divertido, mas sim porque, com a água, é possível explorar a densidade e as questões sensoriais da criança.

Areia azul: este recurso possibilita o trabalho com questões sensoriais e funcionais. A areia azul promove um ambiente mais calmo e permite a ludicidade, além de ser segura e hipoalergênica. A textura dela permite uma brincadeira que potencializa a criatividade.

Playgrounds: são espaços para o brincar livre, com parquinho e equipamentos que estimulam a atividade física divertida.

Com todos esses recursos pensados especialmente para promover o desenvolvimento e a aprendizagem significativa das crianças, aliados a uma equipe docente acolhedora e preparada para potencializar as experiências da infância, o Colégio Positivo – Master constrói um futuro mais positivo para todos nós e, principalmente, para as futuras gerações.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE