Professor Gadini participa de seminário internacional | aRede
PUBLICIDADE

Professor Gadini participa de seminário internacional

Cidade, direitos e comunicação: o que isso tem a ver com a proposta do candidato Professor Gadini?

Imagem ilustrativa da imagem Professor Gadini participa de seminário internacional
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cidade, direitos e comunicação: o que isso tem a ver com a proposta do candidato Professor Gadini?

O candidato a prefeito pela chapa do PSOL-PG, Professor Sérgio Luiz Gadini, participou na tarde desta quinta-feira (24) do I Seminário Internacional América Latina e suas Narrativas Insurgentes, no debate proposto pela mesa “Comunicação: pensar e agir sobre novos horizontes”. Participaram da discussão as jornalistas Monica Bussetti (Argentina) e Gisele Neuls (Brasil) e o repórter Luis Gustavo Ruwer da Silva (Brasil). O seminário faz parte da segunda etapa do I Ciclo Internacional de Direitos Humanos – Do isolamento à insurgência, evento maior que iniciou em junho deste ano.

Gadini tem longa trajetória de atuação profissional, e também cidadã, na luta por direitos humanos. O projeto Cidade Solidária, tema de campanha da chapa que traz como vice o professor Lineu Kieras, inclui propostas para diminuir a pobreza em Ponta Grossa, entre eles o programa de renda justa e o incentivo para criação de um banco de crédito comunitário.

A aposta da pré-candidatura do PSOL, representada pelo Professor Gadini, articula o direito à cidade com direitos fundamentais como saúde, educação e moradia. A comunicação é também um direito caro para o projeto de cidade apresentado pelo partido. Nesse aspecto, uma gestão pública deve priorizar o direito de acesso à informação.

Durante sua fala, Professor Gadini manifestou repúdio à intervenção do governo federal no processo de eleição para reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS. Assim, expressou solidariedade aos milhares de estudantes, professores e servidores que, num processo democrático, deram a vitória ao reitor Rui Oppermann e à vice-reitora, Jane Tutikian. 

Trata-se, segundo ele, de um ataque à democracia e representa o interesse de determinados grupos que operam uma política de golpes e sérias ameaças aos direitos humanos que deve ser enfrentado com resistência e esperança. “Esse desrespeito, que não acontece só na UFRGS mas em todo Brasil, é na verdade um descaso com a educação pública”, protestou Gadini.

Segundo o candidato, pensar e agir na perspectiva da comunicação orgânica junto a ações efetivas, e não meramente instrumental, passa por compreender que a onda de mentiras e desinformação contribui para uma naturalização da violência. “Então uma hora você tem um desrespeito ao professor, outra hora você elege o servidor público como alvo e protege uma meia dúzia, protege banqueiros, cargos comissionados dessa gente que apaga e usa dinheiro público para propagar desinformações”, alerta Gadini.

Nesse sentido, para exercer a gestão pública é fundamental compreender as potencialidades da comunicação no processo de emancipação das pessoas, das liberdades e da garantia dos direitos fundamentais. Num contexto de crise, sobretudo de dependência econômica vivida por países Latino Americanos, a comunicação tem um papel essencial, inclusive um importante aliado para governar de forma solidária, em contato e conexão com as pessoas que habitam as cidades.

No mês de agosto, o PSOL lançou o Manifesto por uma Cidade Solidária (disponível para assinatura em www.gadinicidadesolidaria.com). O documento apresenta um diagnóstico dos problemas da gestão pública em Ponta Grossa e aponta os desafios para acabar com velhos vícios do uso do dinheiro público no município.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE