Câmara de PG decide amanhã sobre volta de talões de EstaR | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG decide amanhã sobre volta de talões de EstaR

Projeto de lei do vereador Valtão (PP), que também estabelece cobrança fracionada do estacionamento, será analisado na Câmara a partir das 14 horas. Autor prevê votação apertada.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de PG decide amanhã sobre volta de talões de EstaR
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto de lei do vereador Valtão (PP), que também estabelece cobrança fracionada do estacionamento, será analisado na Câmara a partir das 14 horas. Autor prevê votação apertada.

A Câmara de Ponta Grossa (CMPG) decide nesta quarta-feira (11), durante sessão ordinária, sobre o retorno dos blocos de papel do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Os vereadores irão analisar o projeto de lei nº 04/2020, de autoria do vereador Walter José de Souza, o Valtão (PP), que prevê mudanças na lei que estabelece o sistema na cidade. Além da volta dos talões, a proposta também instaura uma cobrança fracionada de créditos, permitindo que o usuário pague pelo tempo exato que utilizou a vaga. Atualmente o sistema cobra a cada meia hora de uso, por mais que o motorista deixe a vaga antes do prazo. 

A proposta foi apresentada logo no início do ano legislativo, em fevereiro, e tramitou na Câmara em regime de urgência. Ela seria votada na quarta-feira passada, 4 de março, mas foi retirada para vistas pelo vereador Jorge da Farmácia (PDT). O parlamentar pediu um prazo um pouco maior para análise da proposta, já que ele é autor de uma ação popular na Justiça que pede a retomada dos blocos de papel. Com o pedido, a proposta voltou à votação durante a sessão de segunda-feira (9), mas foi novamente retirada - dessa vez, pelo autor do projeto - para que os demais parlamentares ganhassem mais tempo para estudar a proposta. Com o prazo praticamente estourado, ela precisa ser definida nesta quarta (11).

O autor do projeto acredita que as mudanças propostas para a lei nº 3.573/1983, que rege o EstaR, pretendem incluir todos os cidadãos no sistema, até mesmo os que não possuem aparelhos celulares. “O fato de possibilitar estacionar somente pela plataforma digital segrega muitos cidadãos, afastando o direito fundamental de liberdade de ir e vir, além de ferir a igualdade e isonomia constitucionalmente instituídas”, conta.

Sobre a cobrança fracionada, Valtão deixa claro que ela seria feita somente através uso do aplicativo, mantendo os bloquinhos no modelo atual, de meia-hora, uma hora ou duas horas. “O sistema digital permite que os usuários não paguem pelo tempo que não utilizam a vaga. Funciona assim em diversas cidades do Brasil, e queremos que em Ponta Grossa não seja diferente”, explica.

Votação apertada

Sobre a votação, o vereador acredita que a decisão na Câmara em relação ao tema seja apertada. “É importante que a população cobre seu vereador para que se posicione a favor da igualdade e isonomia do sistema de estacionamento regulamentado. Além disso, é permitida a presença durante a sessão para saber como cada parlamentar se posicionou e votou em relação ao tema”, analisa. Caso seja aprovado na quarta-feira (11), o projeto ainda precisa de uma nova votação - em segunda discussão - para seguir até o Legislativo, onde deve ser sancionado ou vetado pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE