Vendas do comércio de PG têm alta de 2% em outubro | aRede
PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG têm alta de 2% em outubro

No acumulado do ano, lojistas do município mantêm alta de 2,6% em relação ao faturamento de 2018

O setor de lojas de departamentos lidera o crescimento das vendas em Ponta Grossa no mês de outubro e no acumulado do ano
O setor de lojas de departamentos lidera o crescimento das vendas em Ponta Grossa no mês de outubro e no acumulado do ano -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No acumulado do ano, lojistas do município mantêm alta de 2,6% em relação ao faturamento de 2018

O varejo paranaense cresceu 7,18% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em Ponta Grossa não foi diferente: embora o índice de crescimento não tenha sido o mesmo, as lojas instaladas no município ampliaram a comercialização em 2,03% na comparação com o mesmo mês de outubro em 2018. Os dados são da Pesquisa Conjuntural, elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), e foram divulgados na tarde desta segunda-feira (16).

Entre os dez itens avaliados na pesquisa mensal, a maior parte deles aumentou as vendas na comparação com o mesmo período no ano passado. Quatro deles, aliás, registraram um incremento na casa de dois dígitos: lojas de departamentos (alta de 22,2%), concessionárias de veículos (18,5%), farmácias (14,4%) e autopeças (11,4%). Também ficaram positivos neste mês os setores de supermercados, óticas/cine/foto/som e vestuário. Apenas tiveram quedas os setores de materiais de construção (-5,5%), combustíveis (-11,6%) e livraria/papelaria (-21,8%). Na comparação com o mês anterior (setembro), o comércio de Ponta Grossa também vendeu mais, cerca de 5,5% de elevação.

No acumulado do ano, Ponta Grossa mantém a trajetória de alta, também na casa de 2% (2,67%). Contudo, ao analisar os setores, há um equilíbrio: são cinco com alta nas vendas e outras cinco com queda. As lojas de departamentos lideram a elevação, com incremento de 32,9%, seguidas pelo setor de autopeças (11,7%), farmácias (8,6%) e concessionárias de veículos (6,3%). No outro extremo, os setores com pior desempenho foram livraria e papelaria (-10%), óticas/cine/foto/som (-9,5%) e vestuário (-6,5%). 

Em âmbito estadual, no acumulado do ano, são sete setores positivos e cinco negativos, com destaque para as lojas de departamentos (26,6%), óticas/cine/foto/som (19,3%) e setor de combustíveis (8,9%).

Todas as regiões registram alta

Cabe destacar que nestes dez meses de 2019, todas as seis regiões avaliadas pela pesquisa no Estado do Paraná estão positivas na comparação com 2018, e Ponta Grossa ocupa a terceira posição, atrás da regiões Sudoeste (+11,1%) e Curitiba e sua Região Metropolitana (+5,6%). Atrás de Ponta Grossa, porém com saldo positivo nas vendas, aparecem Londrina (+1,7%), Oeste (+1,3%) e Maringá (0,5%). Nesta métrica, a média de Ponta Grossa (+2,6%) está mais próxima da estadual, que está na casa de 3,6%.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE