Posse de novos conselheiros acontece em janeiro de 2020 | aRede
PUBLICIDADE

Posse de novos conselheiros acontece em janeiro de 2020

Em Ponta Grossa, além dos 15 eleitos, foram escolhidos os 15 suplentes, eleitos dentre 89 concorrentes

Eleitores se dirigiram ao Campus Central da UEPG no domingo (6) para conseguir votar
Eleitores se dirigiram ao Campus Central da UEPG no domingo (6) para conseguir votar -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em Ponta Grossa, além dos 15 eleitos, foram escolhidos os 15 suplentes, eleitos dentre 89 concorrentes 

OMinistério Público do Paraná (MPPR) fiscalizou neste domingo (6), as eleições para Conselheiro Tutelar em todo o estado, por meio das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente. Com o pleito, foram definidos os novos integrantes do Conselho Tutelar em 394 dos 399 municípios paranaenses. Em Campo Largo, Curitiba, Ivaí, Ivaté e Paranaguá os processos eleitorais foram suspensos ou anulados por conta de irregularidades e serão realizadas novas eleições. Em Ponta Grossa, a eleição foi realizada no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além dos 15 eleitos, também foram escolhidos os 15 suplentes para cada uma das vagas. Foram 89 concorrentes.

A promotora de Justiça Luciana Linero, que integra o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação do MPPR destaca que, a despeito dessas situações, a instituição avaliou como positivo o resultado da votação no estado. “Observamos uma grande mobilização das pessoas em relação à participação no processo de eleição dos conselheiros tutelares neste ano. Essa conscientização é fundamental”, afirma. 

Os novos conselheiros tomam posse em 10 de janeiro, para uma gestão de quatro anos. Eles serão responsáveis pela fiscalização do cumprimento da legislação vigente relacionada aos direitos das crianças e dos adolescentes nas suas comunidades, bem como quanto à fiscalização das políticas públicas promovidas em cada prefeitura para atender esse segmento da população – incluindo a disposição de recursos orçamentários para a área. Os conselheiros também são responsáveis por receber notícias de maus-tratos e violências em geral contra crianças e adolescentes.

A promotora de justiça, Luciana Linero destaca que o Ministério Público segue aberto para receber eventuais notícias de irregularidades ocorridas nas eleições realizadas no domingo. Podem ser reportados problemas nas urnas eletrônicas ou nas cédulas de votação, casos de boca de urna, transporte indevido de eleitores, compra de votos, propaganda de candidatos em eventos religiosos (como missas ou cultos), entre outras situações.

Estudante denuncia boca de urna durante eleições 

Nessa segunda-feira (07) o acadêmico de Direito e presidente do Conselho Municipal LGBT, Matheus Worschech Fernandes, ofereceu denúncia junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) contra oito candidatos a Conselheiros Tutelares pela prática de "boca de urna". O exercício pleno da cidadania é, ao tomar conhecimento da irregularidade. ‘Infelizmente, a cidadania não é algo que se aprende na literatura, mas no convívio’, comenta Worschech.

PG elege 15 novos conselheiros e suplentes

Eleitos

Rafaela Camargo488

Michelly Bohatch344

Roselia Ribeiro342

Luan Marcelo312

Camila de Bortoli285

Antônio Laroca279

Carla Trappel276

Daiane Arruda264

Dyeilli Koziel249

Adriane Cristina238

Josiane Vezine235

Elisangela Aparecida206

Simone Aparecida203

Tatiana Nunes200

Patrícia C. Dos Santos190

Suplentes

Roseni Conceição187

Tiago Marques184

Luci Mara Nadolny181

Maiara Martins179

Moises Figueiredo174

Kauyllin Victor166

Silvana Zdebeski165

Liwan Rafael163

Danielle Karine158

Pier Angeli152

Cintia Ciunek151

Vilma de Fátima151

Bruna Laruane148

Creudiane Aparecida143

Josiane Barbosa136

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE