MIS-PR inaugura exposição presencial sobre seus 55 anos | aRede
PUBLICIDADE

MIS-PR inaugura exposição presencial sobre seus 55 anos

Mostra já está em cartaz e conta a história do Museu da Imagem e Som do Paraná a partir do seu acervo

Museu da Imagem e Som inaugura exposição presencial sobre seus 55 anos.
Museu da Imagem e Som inaugura exposição presencial sobre seus 55 anos. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Já está em cartaz a exposição "MIS 55 Anos - Através do Tempo”, inaugurada na quarta-feira (27). A mostra conta a história das cinco décadas e meia do Museu da Imagem e Som do Paraná por meio de uma linha do tempo com toda a trajetória da instituição, a partir do seu acervo. Essa mesma mostra também pode ser vista virtualmente, clicando aqui.

O acervo do MIS-PR é uma das maiores coleções da América Latina, com diversos tipos de mídias que guardam e resgatam as memórias audiovisuais do Estado e de seu povo. A coleção ultrapassa três milhões de itens entre fotografias, documentos, textos, vídeos e outros materiais audiovisuais.

A exposição apresenta uma pequena parte do acervo em coletâneas de memórias coletivas. É uma viagem no tempo com a coleção disponível em materiais e tecnologias que acompanharam, documentaram e registraram transformações ao longo de décadas, a partir de 1970, ano seguinte à data de criação do MIS-PR.

Parte desta viagem no tempo mostrará a visita do Papa João Paulo II que ocorreu em 1980, assim como o movimento “Diretas Já” em Curitiba, em 1984. Também será mostrado como a TV regional se fortaleceu e como o VHS se popularizou. São diversos momentos de mudanças e acontecimentos que integraram os últimos 55 anos da produção cultural de fotografias, vídeos, músicas, filmes e outras mídias que guardam contextos e documentam a história.

MUSEU – Criado em fevereiro de 1969, o MIS-PR é o segundo mais antigo do gênero no Brasil e tem como principal finalidade preservar, conservar e divulgar a memória audiovisual paranaense. Seu edifício-sede, o Palácio da Liberdade, foi adquirido pela União em 1890 para abrigar o recém-criado Governo do Estado do Paraná. O museu é Patrimônio Histórico e Cultural, tombado pelo Estado em 20 de junho de 1977.

O acervo com mais de três milhões de itens inclui discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato e em suporte de base de vidro, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos e filmes (em 8, 16 e 35 mm, VHS e DVD). Também conta com um acervo tridimensional com centenas de equipamentos como rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores. A biblioteca do museu conta com mais de dois mil itens, como livros e periódicos sobre cinema, fotografias, cartazes e outros impressos. 

PARANÁ TURÍSTICO – Outra exposição presente no MIS-PR é o “Paisagens do Paraná Turístico”. A mostra convida os visitantes a fazerem uma viagem visual pelas diferentes regiões do Paraná. Além de destacar as paisagens naturais, a exposição também aborda aspectos culturais e históricos do Paraná, mostrando a diversidade e a riqueza do estado em todos os seus aspectos. A exposição estará em cartaz até 12 de maio, com entrada gratuita.

Com informações: Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE