Projeto leva circo a pessoas com necessidades especiais | aRede
PUBLICIDADE

Projeto leva circo a pessoas com necessidades especiais

Espetáculo do Palhaço Picolé foi aprovado no edital do Instituo CCR de Projetos Culturais

Espetáculo do Palhaço Picolé foi aprovado no edital do Instituo CCR de Projetos Culturais
Espetáculo do Palhaço Picolé foi aprovado no edital do Instituo CCR de Projetos Culturais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Espetáculo do Palhaço Picolé foi aprovado no edital do Instituo CCR de Projetos Culturais

Crianças, adolescentes, adultos e idosos portadores de necessidades especiais de diversas entidades recebem a partir desta segunda-feira (10) o palhaço Picolé para uma imersão no mundo do circo. As atividades integram o projeto “O mundo especial de Picolé”, um dos 17 selecionados para o 4º edital Instituto CCR de Projetos Culturais -  iniciativa que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural de municípios onde as concessionárias do Grupo CCR atuam.

A proposta do projeto é levar um espetáculo totalmente interativo e adaptado às necessidades do público a 20 entidades assistenciais da região, em seis cidades que estão ao longo das rodovias cuidadas pela CCR RodoNorte nos Campos Gerais. "A linguagem do palhaço e sua forma livre e engraçada de se relacionar com o mundo facilita e estimula essa interação", considera o artista Robert Willians Vargas Salgueiro, que dá vida ao palhaço Picolé.

Na primeira etapa o projeto circulará em Ponta Grossa, sendo levado à APAE (Associação de Apoio ao Excepcional), à APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), à Tenda da Inclusão, ao CEPRAF (Centro Pontagrossense de Reabilitação Auditiva), à APPDF  (Associação Pontagrossense de Portadores de Deformidades Faciais), à APROAUT (Associação de Proteção aos Autistas), à ADFPG (Associação Deficiente Físico de Ponta Grossa) e ao Recanto Espírita Maria Dolores. Em março, percorrerá entidades de apoio à pessoa com deficiência em Imbaú, Tibagi, Palmeira, Ipiranga e Piraí do Sul.

Espetáculo

Picolé é um palhaço que ainda tenta desenvolver suas habilidades e, para isso, precisa de muito apoio e estímulo do público.  "Ele é um ser em construção como cada um de nós, sempre buscando acertar nos seus desafios, apesar das trapalhadas", considera Robert.

O cenário reúne elementos e equipamentos do universo circense, como picadeiro, malabares e monociclos. “Criamos uma estrutura mágica para que nosso público realmente se sinta no circo”, avalia a diretora artística do projeto, Geovana de Abreu Salgueiro.

Embora o enredo seja o mesmo em todas as apresentações o espetáculo terá características próprias para cada público que o recebe. Para os deficientes auditivos, por exemplo, a ênfase será na expressão corporal. Já no caso do público com deficiência visual, além da preocupação com a sonoridade, Picolé trabalhará com estímulos táteis fazendo com que o público perceba a cena e as próprias características do palhaço.

Para Robert, que há cinco anos é instrutor do Departamento de Pessoa com Deficiência da Fundação Proamor, a preocupação do projeto é em reforçar as potencialidades e não as limitações do ser humano. “Quando a plateia entende isso o projeto atinge sua essência, que para mim se traduz numa alegria sem limites”, considera. Nascido numa família circense Robert participa de apresentações cômicas com esquetes de palhaço desde os quatro anos de idade.

O Instituto CCR apoia o projeto via Lei Federal de Incentivo à Cultura. “É um orgulho para o Instituto CCR seguir colaborando com a democratização do acesso à cultura no País. Os editais de incentivo são importantes instrumentos para a difusão de projetos culturais em diversas regiões do País, sobretudo, as que estão mais afastadas dos grandes centros”, destaca Marina Mattaraia, diretora do Instituto CCR. As apresentações do projeto serão todas gratuitas. Como contrapartida social, projeto também realizará cinco oficinas circenses dirigidas a pessoas com deficiência.

Apoio à Cultura

O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu há 5 anos com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE