Paulo Borrachinha luta pelo cinturão do UFC nesta noite | aRede
PUBLICIDADE

Paulo Borrachinha luta pelo cinturão do UFC nesta noite

Combate contra o campeão dos médios, Israel Adesanya, será a luta principal do UFC 253, que acontece na noite deste sábado em Abu Dhabi

Borrachinha provocou Adesanya em encontro na semana da luta
Borrachinha provocou Adesanya em encontro na semana da luta -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Combate contra o campeão dos médios, Israel Adesanya, será a luta principal do UFC 253, que acontece na noite deste sábado em Abu Dhabi

O Brasil pode ter mais um campeão dentro do maior evento de MMA do mundo a partir deste sábado (26). Paulo Costa, o Borrachinha, encara Israel Adesanya no evento principal do UFC 253. O nigeriano naturalizado neozelandês vai para sua segunda disputa de cinturão e ainda está invicto em 19 lutas de MMA. O brasileiro também não sabe o que é perder dentro do cage e soma 13 lutas de invencibilidade.

O clima de provocação entre campeão e desafiante vem se arrastando há mais de dois anos, mas tem se tornado mais pesado desde abril do ano passado, quando Adesanya nocauteou Kelvin Gastelum e garantiu o cinturão interino. Seis meses depois, ele unificou o título ao bater o campeão linear Robert Whittaker. Sua única defesa de cinturão aconteceu em março deste ano, quando ele bateu o cubano Yoel Romero numa monótona decisão unânime.

Mas se a última luta do nigeriano não agradou ao público, o mesmo não deve acontecer nesta noite. Isso porque Borrachinha é mais agressivo que o cubano e deve partir para cima desde o início do combate para encurtar a distância, já que a envergadura do campeão é dez centímetros maior que a do brasileiro. Além disso, o atual detentor do cinturão é um contragolpeador que se aproveita de oponentes agressivos para desferir seus golpes.

Caso Borrachinha tenha o braço erguido ao final do combate, que tem previsão de cinco rounds de cinco minutos cada, ele se tornará o primeiro homem a vencer Adesanya numa luta de MMA e, de quebra, se torna o primeiro brasileiro a vestir o cinturão dos médios desde dezembro de 2013, quando Anderson Silva foi derrotado pela primeira vez pelo norte-americano Chris Weidman depois de nove anos de invencibilidade.

Além disso, Paulo Costa se tornará o terceiro lutador brasileiro a ostentar um cinturão no maior evento de MMA do mundo. O país tem Deiveson Figueiredo como campeão dos moscas (até 56,7kg) e Amanda Nunes, a maior lutadora de MMA de todos os tempos, campeã de duas categorias do UFC: peso-pena (até 65,8kg) e peso-galo (61,2kg).

Cinturão dos meio-pesados em jogo

Este cinturão não será o único em disputa no UFC 253. Depois de nove anos de domínio na categoria dos pesos-meio-pesados (até 93kg), com Jon Jones reinando absoluto e perdendo o cinturão em duas oportunidades por seus erros fora do octógono, a categoria terá um novo campeão a partir deste sábado. Jan Blachowicz e Dominick Reyes fazem a segunda luta mais importante da noite para definir o novo campeão da categoria.

Nos últimos nove anos, além de ‘Bones’, somente um homem vestiu o cinturão: Daniel Cormier venceu Anthony Johnson na primeira vez que Jones perdeu o cinturão (se envolveu em acidente de carro e fugiu sem prestar socorro), em 2015, e o defendeu por três vezes. O título dos meio-pesados está vago porque Jones decidiu migrar para a categoria dos pesos-pesados.

O card preliminar do evento começa às 20h e o principal, com cinco lutas, está marcado para as 23h. Veja os combates agendados para hoje:

Peso-médio: Israel Adesanya x Paulo Borrachinha

Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Jan Blachowicz

Peso-mosca: Kai Kara-France x Brandon Royval

Peso-galo: Ketlen Vieira x Sijara Eubanks

Peso-pena: Hakeem Dawodu x Zubaira Tukhugov

Card preliminar

Peso-leve: Brad Riddell x Alex Leko

Peso-meio-médio: Diego Sanchez x Jake Matthews

Peso-pena: Shane Young x Ludovit Klein

Peso-meio-pesado: William Knight x Aleksa Camur

Peso-pesado: Juan Espino x Jeff Hughes

Peso-meio-pesado: Khadis Ibragimov x Danilo Marques

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE