Comércio de PG cresce 3,3% e supera a média estadual | aRede
PUBLICIDADE

Comércio de PG cresce 3,3% e supera a média estadual

Média municipal chegou a 3,37% de alta no setor e superou a média do Paraná que chegou a 3,24% no mesmo período

Setor das lojas de departamentos foi o que mais cresceu no período com alta de quase 27%
Setor das lojas de departamentos foi o que mais cresceu no período com alta de quase 27% -

João Guilherme Castro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Média municipal chegou a 3,37% de alta no setor e superou a média do Paraná que chegou a 3,24% no mesmo período

O sistema Fecomércio divulgou o resultado da Pesquisa Conjuntural do mês base de dezembro de 2019. Os dados mostram um crescimento de 3,37% em Ponta Grossa no Total de Vendas acumulado de Janeiro a Dezembro de 2019 em relação a 2018, levando em conta diversos setores do comércio. A média ficou acima do resultado do estado, que apresentou 3,24%.

As lojas de departamentos foram as que mostraram o resultado mais expressivo. O setor cresceu 26,35% em relação a 2018. Este foi o maior crescimento neste segmento no estado. Curitiba e Região Metropolitana, que registrou o segundo maior crescimento nesta área, somou 22,72%. O segundo setor com maior crescimento em Ponta Grossa foi o de Farmácias, com 10,80%, seguido de Auto peças com 8,41%. Para o gerente das Lojas Havan, filial de Ponta Grossa, Ewerton Hoepers, a filial da cidade teve um crescimento de 43%, “A rede cresceu em 2019 45%, então estamos apenas dois pontos abaixo da média geral”, destaca. Para o gerente, o que levou a este crescimento foi especialmente o setor de eletrodomésticos. “Nós crescemos quase 60% em relação a 2018 e isso impactou também no setor de serviços”, complementa. Segundo Ewerton, a venda de eletrodomésticos influenciou na venda de serviços como garantia estendida e seguros. A média esperada para as lojas Havan em 2020 é de que haja um crescimento de 30%, média que acompanha a expectativa de aumento da rede.

O setor que apresentou a maior queda foi o de Livros e Papelaria, com -10,42% em relação ao ano anterior, acompanhado de Óticas, cine-foto-som com -9,23%.

Estes valores já representam o crescimento real do comércio, descontados o valor da inflação de 2019 que fechou o ano em 4,31%.

Ponta Grossa registrou a terceira maior média no estado, atrás da região Sudoeste que apresentou 11,28) e de Curitiba e Região Metropolitana que teve como média 4,87%.

De acordo com o presidente do Sindilojas, José Loureiro, o crescimento no setor de Lojas de departamentos representa que a população ponta-grossense começou a investir neste setor. “O povo voltou a consumir esses bens. O setor de Farmácias também mostra um crescimento muito forte”, pontua. Ainda segundo Loureiro o número de contratações de 2019 influenciou no crescimento do comércio. “Quanto mais gente trabalhando é mais gente gastando no comércio também”, finaliza.

Aumento nas vendas foi registrado em cinco segmentos

Dos dez setores analisados pela pesquisa da Fecomércio na cidade, cinco apresentaram aumento e os outros cinco apresentaram baixa. Lojas de Departamentos (26,35%) Farmácias (10,80%), Auto peças (8,41%), Concessionárias de veículos (5,10%) e Supermercados (3,22%) foram as áreas que registraram alta no período de janeiro a dezembro de 2019. Já Livros e Papelaria (-10,42%), Óticas, cine-foto-som (9,23%), Vestuário e tecidos (-7,61%), Materiais de Construção (-4,12%) e Combustíveis (-3,01%) foram as áreas que registraram baixa em relação ao mesmo período de 2018.

Ponta Grossa ficou acima da média estadual nas áreas de Lojas de Departamentos, Auto peças. e Farmácias e também na média geral, com 3,37%. 0,13% a mais do que a média do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE