Saúde alerta para cuidados com a conservação de alimentos | aRede
PUBLICIDADE

Saúde alerta para cuidados com a conservação de alimentos

O calor propicia a multiplicação de bactérias e outros microrganismos e a produção de toxinas que podem contaminar os alimentos e a água.

O calor propicia a multiplicação de bactérias e outros microrganismos e a produção de toxinas que podem contaminar os alimentos e a água.
O calor propicia a multiplicação de bactérias e outros microrganismos e a produção de toxinas que podem contaminar os alimentos e a água. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O calor propicia a multiplicação de bactérias e outros microrganismos e a produção de toxinas que podem contaminar os alimentos e a água. 

No verão, com temperaturas mais elevadas, os cuidados com a conservação dos alimentos precisam ser intensificados. O calor propicia a multiplicação de bactérias e outros microrganismos e a produção de toxinas que podem contaminar os alimentos e a água. Os produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos e derivados, são perecíveis e devem receber atenção especial, pois sofrem rápida deterioração com o calor.

O descuido com a conservação e o preparo dos alimentos pode ocasionar infecções ou intoxicações, as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), cujos sintomas mais comuns são vômitos, diarréias, dores abdominais, náuseas, febre e outros, que podem se agravar levando a complicações e até a morte.

 Para evitar problemas, a coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Luciane Otaviano de Lima, orienta que ao comprar alimentos devem ser observadas as características dos produtos. “Os alimentos refrigerados e congelados devem estar armazenados em locais adequados. As embalagens dos congelados, por exemplo, não podem apresentar-se amolecidas ou danificadas com indícios de descongelamento”, disse.

 Ela salienta ainda a importância aos cuidados que devem ser seguidos para a compra de pescados frescos, já que são produtos altamente perecíveis.

 “Os peixes frescos devem apresentar olhos brilhantes e salientes, textura firme com escamas bem aderidas à pele, as guelras fortemente rosadas ou de coloração vermelho vivo, úmidas e brilhantes, a superfície do corpo limpa, com brilho metálico, carne firme com consistência elástica; abdômen tenso, que não deixa marca à palpação dos dedos e o odor suave”.

 No caso dos crustáceos, (camarões, siris, caranguejos, lagostas), o aspecto deve ser brilhante e úmido, corpo com curvatura natural rígida, carapaça bem aderida ao corpo, odor e cor característicos da espécie, sem pigmentações estranhas, artículos firmes, olhos vivos e destacados.

 DENÚNCIA 

Caso o consumidor identifique irregularidades deve denunciar à Vigilância Sanitária do município. Outro meio de realizar a denúncia é pela Ouvidoria Geral da Saúde SESA/Paraná pelo telefone 0800 644 4414.

Ao comprar e preparar alimentos no verão siga essas dicas:

- atentar-se ao prazo de validade dos alimentos;

- lavar as mãos antes de iniciar a preparação e durante o processo sempre que necessário;

- higienizar o local de preparo, equipamentos, superfícies e utensílios, como faca e tábuas de corte;

- realizar a lavagem de frutas, verduras e legumes em água corrente;

- evitar a contaminação cruzada, com a separação de carnes e peixes crus de outros alimentos, por meio do uso de diferentes utensílios, como facas e tábuas e corte e realizando a guarda dos alimentos em recipientes/embalagens fechados para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos;

- realizar o descongelamento dos alimentos em refrigerador, ou em forno de microondas quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento, de modo a garantir sua conservação;

- refrigerar os alimentos cozidos e perecíveis preferencialmente abaixo de 5°C, e manter os alimentos cozidos quentes acima de 60°C até o momento de serem servidos;

- utilizar somente água tratada ou fervida;

- utilizar água potável para o preparo de gelo. Quando o gelo é utilizado para refrigeração externa de latas, garrafas plásticas ou de vidro, isopor de forma geral, ainda que seja fabricado com água potável, o mesmo perde sua característica de inocuidade (de não causar dano à saúde) ao ser aberto e exposto a esses recipientes e, nesse caso, não deve ser ingerido com bebidas ou outros alimentos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE