Piraí do Sul projeta ações para fortalecer a cultura local | aRede
PUBLICIDADE

Piraí do Sul projeta ações para fortalecer a cultura local

Secretário revela planejamento para os próximos anos. Município celebra os 75 da instalação da comarca nesta sexta-feira (23)

Secretário revela planejamento para os próximos anos. Município celebra os 75 da instalação da comarca nesta sexta-feira (23)
Secretário revela planejamento para os próximos anos. Município celebra os 75 da instalação da comarca nesta sexta-feira (23) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Secretário revela planejamento para os próximos anos. Município celebra os 75 da instalação da comarca nesta sexta-feira (23)

A cidade de Piraí do Sul celebra, nesta sexta-feira (23) os 75 anos da criação da comarca municipal. A partir do dia 23 de abril de 1946, Piraí passou a contar com a prestação de serviço judiciário dentro dos seus próprios limites.  Como explica o Secretário Municipal de Cultura de Piraí do Sul, Paulo Henrique Capillé, a cidade possui duas datas comemorativas em caráter oficial. “Além da instalação da comarca, outra data importante faz referência à emancipação política, quando o município é desmembrado de Castro, em 5 de março de 1881”, relembra.

“A comemoração em 23 de abril em detrimento a 5 de março, acontece há muitos anos por motivo de logística e funcionalidade para se organizar as comemorações como momentos cívicos e desfiles”, reforça o secretário. Em alusão estas duas datas, a pasta que administra a cultura em Piraí do Sul planejou algumas ações para reforçar a importância destes momentos para a história da cidade. 

De acordo com Capillé, a Casa da Cultura está sendo estruturada. “As salas da memória darão segmento à missão do Museu Municipal, com exposições temporárias e dinâmicas. No mesmo prédio teremos o retorno da Casa do Artesão, uma ação de apoio à produção artesanal do município”, detalha. O secretário também fala sobre as ações que estão programadas para esta sexta-feira (23). A principal delas marca o retorno da Banda Municipal Pedro Lupion. O conjunto fará uma apresentação às 9h e terá uma participação especial no momento cívico. Capillé relembra que, por conta das restrições de contato, não é possível que o público esteja presente.

“Piraí possui um acervo cultural material e imaterial intenso e interessante que necessita, por meio das ações culturais em andamento, estar cada vez mais presentes na vida do piraiense”, reforça o secretário. A prefeitura também promove nesta sexta-feira (22) uma live com com artistas locais. As apresentações serão transmitidas às 19h, nas redes oficiais da prefeitura de Piraí do Sul.

Secretaria prevê reestruturação

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta quinta-feira (22), o secretário de cultura de Piraí do Sul, Paulo Henrique Capillé, revelou que a pasta está em processo de reestruturação. “Temos procurado gestar recursos humanos para que possamos atender toda a demanda cultural. De início estamos regularizando a ativação do Conselho de Cultura. Também revisamos o Plano Municipal de Cultura e, futuramente, pretendemos implantar o Fundo Municipal de Cultura”, destaca.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE