Padre de Carambeí embarca para missão na Amazônia | aRede
PUBLICIDADE

Padre de Carambeí embarca para missão na Amazônia

Padre Osvaldo Pinheiro é o terceiro da Diocese de Ponta Grossa que viaja para região norte do país em missão pela Igreja Católica

Padre Osvaldo Pinheiro é o terceiro da Diocese de Ponta Grossa que viaja para região norte do país em missão pela Igreja Católica
Padre Osvaldo Pinheiro é o terceiro da Diocese de Ponta Grossa que viaja para região norte do país em missão pela Igreja Católica -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Padre Osvaldo Pinheiro é o terceiro da Diocese de Ponta Grossa que viaja para região norte do país em missão pela Igreja Católica

O Padre Osvaldo Pinheiro é o terceiro padre da Diocese de Ponta Grossa a servir na Prelazia de Lábrea, na Amazônia. Ao lado do padre José Nilson Santos, o sacerdote assumirá a Paróquia São João Batista, em Canutama, cidade ao norte da sede da prelazia, também às margens do Rio Purus. Padre Osvaldo, atual coordenador da Pastoral Presbiteral e do Serviço de Animação  Vocacional, viaja para o  Amazonas já em fevereiro. A missa de envio está marcada para o dia 9, às 19 horas, na Paróquia Imaculada Conceição, em Carambeí.

Para chegar a Canutama de ‘voadeira’ (uma espécie de lancha) se leva de quatro a cinco horas; de ‘barco recreio’ são cerca de 12 horas e, nos modelos de barcos utilizado pela Igreja, com o rio mais seco, se gasta 22 horas. Padre Osvaldo acompanhará padre José Nilson Santos, que serve na sede da prelazia desde outubro de 2016 e  é hoje coordenador do Setor 1 da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, de Lábrea. A posse dos dois sacerdotes na Paróquia São João Batista será dia 1º de março.

Padre Osvaldo conta que esteve duas vezes na região amazônica: em Porto Velho, em 2006, e, em Lábrea, em visita ao padre José Lauro Gonçalves Gomes, que ficou na prelazia de 2012 a 2016. “Vi a região, achei o trabalho bem interessante, mas achei que não havia nada para mim ali e retornei. Afinal, tinha os trabalhos na diocese. Este ano, conversei com dom Sergio sobre fazer uma experiência em paróquia, já que estou há muito tempo na formação. O bispo disse que iria pensar no pedido. Em uma reunião dos padres diocesanos, veio o assunto do Projeto Igreja-Irmã e fomos desafiados a servir na região amazônica, para ficar com o padre José Nilson. Na hora, tive vontade de dizer ‘eu vou’, mas ponderei e vi que poderia ser algo no ímpeto e que me levasse a me arrepender. Resolvi esperar e rezar”, relembra.

Segundo padre Osvaldo, nesse meio tempo, outro padre foi fazer a experiência. “Depois, conversando com dom Santiago (Sánchez Sebastian) quando esteve aqui, fazendo uma animação sobre a missão junto aos seminaristas, padres, paróquias; em agosto, em outra reunião dos padres diocesanos, dom Sergio fez novo desafio os sacerdotes para ir fazer a experiência. Outro padre se prontificou, apesar de eu ter pensado em dizer sim. Em setembro, participei do Congresso Vocacional do Brasil e senti forte apelo missionário. Muitos bispos falaram sobre sua vocação missionaria e escutei na voz deles Deus me chamando e aquilo me inquietou muito, rezei muito isso. No retiro do clero, conversei com dom Sergio e me coloquei à disposição. Não tenho expectativas. Quero me lançar a Deus”, afirma.

Para o padre, a intenção é se inculturar junto ao povo. “Vou, não como colonizador, mas como irmão mais velho e alguém que tem muito a aprender com a cultura do lugar. Preciso calçar os sapatos do povo, caminhar com o mesmo ritmo que eles estão caminhando. Espero que, junto com o padre José Nilson, com  quem tenho grande amizade - fomos ordenados juntos – possa fazer um bom trabalho; estou indo para servir, dar a vida, assim como já dei na diocese”, adianta.

O bispo dom Sergio Artrhur Braschi diz que pediu ao bispo prelado dom Santiago que os dois sacerdotes de Ponta Grossa ficassem juntos e que a diocese assumisse uma paróquia, que será essa na cidade de Canutama. “Vai chegar, se inteirar, se preparar durante quinze ou vinte dias e assumirá a paróquia. Dom Santiago vai acolher e dar posse a eles”, afirma.  Dom Santiago Sánchez Sebastian se mostra feliz com a decisão. “É um compromisso que a diocese vai dar continuidade a essa fraternidade. Até agora, eram contratos de três anos. Terminava e a prelazia ficava sem saber o que aconteceria.  Agora, sendo uma paróquia é diferente, vão ter que gerir, se envolver ainda mais”, destaca. A Arquidiocese de Vitória (ES) mandará um sacerdote para ocupar o posto de padre José Nilson.

Padre Severino Albino da Silva, atual pároco da São João Batista, comenta que passou quatro anos em Canutama e há comunidades que não conhece e não vai conhecer. “É um desafio enorme nas distâncias. Mas, estou feliz, concluindo a missão. Lembro um pensamento do Papa Bento XVI  ‘o verdadeiro missionário não é aquele que se eterniza no lugar, mas aquele que está pronto, aberto para ir e para voltar’”.

Com informações da Diocese de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE