Expoleite atesta qualidade do rebanho da região | aRede
PUBLICIDADE

Expoleite atesta qualidade do rebanho da região

Feira que aconteceu em Arapoti (PR) faz parte do Circuito Nacional da Raça Holandesa

Menge Doorman C2489, dos criadores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, foi a Grande Campeã na categoria Preto e Branco
Menge Doorman C2489, dos criadores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, foi a Grande Campeã na categoria Preto e Branco -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Feira que aconteceu em Arapoti (PR) faz parte do Circuito Nacional da Raça Holandesa

A 47ª edição da Expoleite, tradicional feira de pecuária leiteira que recebeu mais de 28 mil visitantes entre os dias 25 e 27 de julho em Arapoti (PR), reuniu os melhores animais da região quando o assunto é qualidade genética. Para o julgamento, que aconteceu durante os três dias de feira, foram inscritos 280 animais, sendo 193 da variedade Holandês Preto e Branco e 87 da Vermelho e Branco. O julgamento realizado na feira integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

A premiação é feita por meio da soma da pontuação dos animais expostos de cada criador. O juiz de pista foi o gerente de Desenvolvimento Genético da Semex, Mike West. O canadense, que é formado em Ciências Leiteiras pela Universidade de Guelph, já julgou exposições em diversos países, como Japão, México e Austrália.

Receberam o título de "Grande Campeã" as vacas Borg Red Rose Cinz Destry 1714, dos criadores Ubel Borg e Rogerio Egbert Borg, e Menge Doorman C2489, pertencente a Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, nas variedades Vermelho e Branco e Preto e Branco, respectivamente. Os pecuaristas Hans Jan Groenwold e Adriaan Frederik Kok, cooperado CAPAL, foram eleitos os melhores expositores e criadores da raça Holandesa Preta e Branca e Holandesa Vermelha e Branca, respectivamente.

A pecuária leiteira é uma das principais atividades da região dos Campos Gerais do Paraná, referência em qualidade genética da Raça Holandesa no Brasil. A CAPAL, com atuação nos Estados do Paraná e São Paulo, negocia 9 milhões de litros de leite por mês. Essa quantidade, registrada em junho deste ano, é quatro vezes superior à média nacional, que variou entre 3% e 3,5% o crescimento. 

Com informações da Assessoria de Imprensa  

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE