Alimentação saudável conta com dinâmica em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Alimentação saudável conta com dinâmica em Jaguariaíva

Sequência didática no 5º ano da Escola Carlos Carneiro Sampaio tratou de questões como a seleção correta de alimentos e o combate à obesidade infantil

Ações ocorreram nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências
Ações ocorreram nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sequência didática no 5º ano da Escola Carlos Carneiro Sampaio tratou de questões como a seleção correta de alimentos e o combate à obesidade infantil 

Unindo os conteúdos abordados dentro das disciplinas comuns da grade escolar á importância da alimentação saudável, a turma do 5º ano da Escola Municipal Carlos Carneiro Sampaio, de Jaguariaíva, desenvolveu trabalhos diversos acerca do assunto, com orientação e supervisão da professora Maria Aparecida Alves dos Santos.

A atividade teve início com debates, onde a professora fez questionamentos relacionados aos gostos alimentares de cada aluno, a frequência do tipo de alimentação consumida, além de explicar mais sobre o tema. De acordo com a docente, o projeto tinha como objetivo ‘conscientizar os estudantes que para que o corpo esteja sempre bem e livre de doenças, é preciso ter uma boa alimentação’, alertando-os que até mesmo sobre o peso adequado para cada altura e idade, conforme tabela do Índice de Massa Corporal (IMC).

A turma também realizou leituras e atividades complementares no livro didático de Ciências (Ápis), onde foi possível observar e reavisar o que foi aprendido e falado nas explicações, nos textos, e durante analise da Pirâmide Alimentar.

Para fixação ainda mais do conteúdo, as crianças copiaram o texto ‘Obesidade Infantil’ e o usaram para refletido sobre a importância do exercício físico junto com a boa alimentação. A atividade destacou também o problema que vem preocupando a população em geral, a obesidade.

“Na disciplina de Língua Portuguesa, foi sugerido um sorteio de nomes de frutas, onde cada aluno foi contemplado com frutas diferentes, as quais deveriam realizar pesquisas, para saber os seus benefícios, suas vitaminas. A pesquisa foi exposta e permitiu a troca de informações entre os colegas”, relata a Maria Aparecida.

Em Matemática, foi realizada a produção de gráficos. Cada criança escolheu sua fruta preferida, criando dados para abastecimento do gráfico. Também foi trabalhado diferenças através de operações, leitura e interpretação de dados.

Finalizando o projeto, os estudantes trouxeram frutas à sua escolha, para preparo de uma deliciosa salada entre a turma, onde todos puderam experimentar variados tipos de frutas. A professora comentou que o exercício foi muito válido, pois as crianças conheceram novos sabores, já que algumas acreditavam não serem tão bons ao seu paladar. 

“Assim ficou registrado, e provado, que nem sempre podemos desaprovar alimentos, que fazem bem a nossa saúde, e não gostamos, por falta de costume, ou até mesmo vontade de experimentar”, enfatiza a educadora, concluindo que o desenvolvimento do trabalho foi gratificante, para a turma e também para os pais, que contribuíram para que o ensino aprendizagem fluísse de forma natural e conseguisse bons resultados.

Acesse o blog escolar da Escola Carlos Carneiro Sampaio clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE