Vamos Ler proporciona amplas ações em escola de Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler proporciona amplas ações em escola de Ipiranga

Instituição de ensino Rural São Braz, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, trabalhou com temáticas de meio ambiente, saúde, água e outros. Professora destaca principais pontos

VÍDEO
Instituição de ensino Rural São Braz, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, trabalhou com temáticas de meio ambiente, saúde, água e outros. Professora destaca principais pontos | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Instituição de ensino Rural São Braz, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, trabalhou com temáticas de meio ambiente, saúde, água e outros. Professora destaca principais pontos

A Escola Rural Municipal São Braz de Ipiranga, ao longo deste ano, vem realizando uma série de atividades de educação ambiental em parceria com o projeto Vamos Ler - Geração Digital. A professora do 5º ano da instituição de ensino e também coordenadora pedagógica, Rita Josiane Gasparelo, destaca as principais ações e como o tema está sendo trabalhado com as diversas turmas.

“A escola, em parceria com o projeto Vamos Ler do Portal aRede, (desenvolve a) saúde no espaço escolar, concebida como um ambiente de vida da comunidade em que está inserida a escola, cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem a educação em saúde transformadora. E, (junto ao) Programa Agrinho Edição 2021, incentivaram os professores, alunos e seus familiares a desenvolveram práticas simples que ajudam a cuidar do nosso planeta”, aponta a docente.

Outro ponto que a educadora pontua é que todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I desenvolveram ações como cuidados com os animais; alimentação saudável; higiene bucal; como economizar, racional e cuidar da água; entre outros. Para tal, os conteúdos foram alinhados junto a BNCC e, explica Josiane, oportunizou aos educandos momentos para compartilhar experiências com os pais e demais colegas das turmas.

“Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade ambiental, como preservação de mananciais e rios, da mata ciliar e, também, quanto à prestação dos serviços públicos básicos como acesso à água tratada e coleta e tratamento de esgoto”, cita a professora.

Na Educação Infantil foram trabalhados temas relacionados a saúde, alimentação saudável e higiene bucal. Assim, Josiane cita conceitos e valores importantes para promover a saúde, além de que trabalhar o tema na modalidade remota traz à tona os espaços familiar e escolar, concebidos em um ambiente de vida da comunidade a qual a escola está inserida, “cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem metodológico a educação em saúde transformadora”, conforme complementa a docente.

Por fim, a professora traz uma descrição da diretora da escola que cita que “trabalhar com temas que promovam a saúde e a preservação do meio ambiente podem contribuir para solucionarmos diversas questões, como fortalecer a compreensão do papel da água no desenvolvimento sustentável”. Outro ponto explanado pela gestora é que “são questões atuais que contribuem para a solução de problemas globais e que, portanto, são responsabilidade de todos, em especial para os alunos que residem na zona rural, como é o caso dos nossos”.

Josiane conclui afirmando que “a Escola São Braz agradece a participação dos pais, o envolvimentos dos alunos, a parceria do projeto Vamos Ler do Grupo aRede e o programa Agrinho, bem como a responsabilidade e seriedade com que os temas foram abordados pela equipe docente”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural São Braz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE