Aula do Vamos Ler traz debate sobre o fumo em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

Aula do Vamos Ler traz debate sobre o fumo em Imbituva

Alunos da classe multisseriada da Escola Rural de Colônia Bela Vista estudaram tema e contextualizaram a realidade que vivem. Aluno entrevistou um ex-fumante

VÍDEO
Alunos da classe multisseriada da Escola Rural de Colônia Bela Vista estudaram tema e contextualizaram a realidade que vivem. Aluno entrevistou um ex-fumante | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos da classe multisseriada da Escola Rural de Colônia Bela Vista estudaram tema e contextualizaram a realidade que vivem. Aluno entrevistou um ex-fumante

Os 18 alunos da turma multisseriada da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista, em Imbituva, sob coordenação da professora Noeli Maria Bobato Penteado, desenvolveu uma atividade junto à videoaula do Vamos Ler – Geração Digital que abordava o tema ‘Fumo: saiba porque é indispensável combater esse hábito que causa diversas doenças’. A docente destaca mais um trabalho classificado como surpreendente na comunidade escolar.

“Muito se tem discutido a necessidade de trabalhar com os alunos sobre os riscos causados pelo tabagismo. Na Colônia Bela Vista, uma localidade onde muitas famílias cultivam o tabaco por exigir pouca área de erra para o cultivo, mesmo sabendo que o fumo não é um alimento, é ‘altamente tóxico’ e gera ‘graves consequências para as pessoas envolvidas no processo produtivo’, depara-se com diferentes necessidades, sendo que cada uma delas se influencia diretamente na motivação e seu nível de realização social, segurança e autorrealização, buscando o conforto familiar”, aponta a educadora.

Segundo Noeli, de acordo com o planejado, foram realizadas rodas de conversa com a turma, onde os alunos exploram suas ideias e os trabalhos aconteceram. No primeiro momento, os educandos precisam retornar para suas casas e orientas as famílias acerca dos danos causados à saúde pelo fumo. Nesse ínterim, melhoras no aspecto da saúde como respiração, menos inflamações do organismo, prevenindo o infarto e outras doenças, como a covid-19 que pode ser um fator agravante, foram abordados

“Pesquisas de texto sobre o tabagismo, videoaula explicativa do projeto Vamos Ler, produção de textos, entrevistas, pinturas de desenhos, foram desenvolvidos com muito esmero. Entre os trabalhos dos alunos destacou-se a entrevista do aluno Pedro Luis Chreiner, quando disse: ‘gostei muito dessa tarefa’, e entrevistou seu avô ‘Quinho’, sendo fumante por muitos anos, e que teria parado o vício pouco tempo antes de contaminar com a covid-19”, complementa a docente.

Por fim a professora cita que diante do tema, houve uma participação com sucesso dos alunos, pois o tema condiz com a realidade vivida por eles. “E, ter a convecção do perigo que corre a pessoa fumante ou mesmo passiva, auxiliando-os a não aderirem a esse vício na adolescência. Apague o cigarro de sua mão e acenda a luz que existe em seu coração e espere sua libertação. Não fume, preserve sua vida”, conclui Noeli.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Colônia Bela Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE