Turma trabalha com alimentação saudável em Artes | aRede
PUBLICIDADE

Turma trabalha com alimentação saudável em Artes

Dinâmica diferente, divertida e que contou com a interação de pais e outras disciplinas ocorreu no 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Integração em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Turma trabalha com alimentação saudável em Artes
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dinâmica diferente, divertida e que contou com a interação de pais e outras disciplinas ocorreu no 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Integração em Ponta Grossa

A alimentação saudável foi tema de um amplo trabalho em Artes no Colégio Integração em Ponta Grossa. Sob coordenação das professoras Adriane Alves e Renata Franco, que relataram a experiência, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I aprenderam de forma abrangente este tema muito importante - e se divertindo com a dinâmica.

“Qual tal aprender artes de forma divertida? É isso mesmo: os alunos do Colégio Integração de Ponta Grossa fazem experiências concretas de Artes e Ciências. Desde pequenos, as crianças têm contado com os vegetais e frutas quando começam comer sua primeira ‘sopinha de legumes’, ou sua primeira fruta. E, no decorrer de seu crescimento, esse contato vem sendo cada vez maior”, destaca o relato das docentes.

Outro ponto elencado por Adriane e Renata é que a importância desses vegetais, por várias vezes, passa despercebido pelos seres humanos, tanto na alimentação como na sobrevivência do planeta. Foi assim que, durante as aulas de Ciências, a turma do 3º ano aprendeu sobre vegetais e frutas.

“Tiveram longos debates, destacando-se as partes dos vegetais e das frutas, sua importância na natureza, sua importância na alimentação dos animais e dos seres humanos, suas características, textura, cores, formas, sabores, odores, etc. Nestas aulas e discussões nas rodas de conversas entre os alunos e professores, nas atividades escritas, nos diversos experimentos, a aprendizagem foi sendo construída e se concretizando”, contam as professoras.

Assim, uma atividade que levasse à prática e unisse os conceitos teóricos de maneira interdisciplinar em Ciências, Língua Portuguesa e Artes buscou estimular a criatividade das crianças. “O tema proposto para os alunos foi criar arte com vegetais que tinham em casa numa parceria envolvendo a família. Deveriam traçar um esboço, conversar em família, trocar ideias e, a partir daí, construir uma obra de arte”, dizem.

A metodologia seguiu a seguinte ordem: as docentes solicitaram que com ajuda dos pais ou responsáveis, os alunos fizessem objetos, animais ou qualquer obra de arte que destacava e utilizava vegetais e frutas de acordo com o gosto individual. Cada família, elencam Adriane e Renata, elegeu entre os vegetais as folhas, as flores, os caules, além de legumes de sua preferência e variadas frutas para fazer parte da obra de arte.

“Assim, proporcionando a oportunidade do contato com a família para o desenvolvimento dessa atividade onde todos iriam desenvolver uma atividade divertida e educativa ao mesmo tempo. os trabalhos foram feitos em casa e trazidos para o Colégio para exposição. Os trabalhos ficaram magníficos, bem elaborados e os alunos puderam perceber que cada vegetal ou fruta apresentava uma forma diferente, conforme estudado em sala e também foi explanado, durantes as apresentações dos trabalhos, a importância da alimentação saudável”, complementam as professoras.

Por fim, o relato das docentes traz que toda essa dinâmica serviu para mostrar a todos que vegetais e frutas devem ser inseridos constantemente na alimentação. “Cada criança pôde expor o seu trabalho, explicando os materiais utilizados e sua contribuição na alimentação e, sobretudo, na saúde de todos nós”, concluem. Confira, no blog escolar do Colégio Integração, o relato e a atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE