Projeto resgata história das paisagens em Rebouças | aRede
PUBLICIDADE

Projeto resgata história das paisagens em Rebouças

Iniciativa, dentro da disciplina de Geografia, ocorreu no 5º ano da Escola Imaculada Conceição de Maria. Alunos puderam comparar antes e depois de vários locais da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Projeto resgata história das paisagens em Rebouças
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa, dentro da disciplina de Geografia, ocorreu no 5º ano da Escola Imaculada Conceição de Maria. Alunos puderam comparar antes e depois de vários locais da cidade

O resgate histórico das paisagens da cidade de Rebouças através das fotografias foi tema de um amplo projeto no 5º ano da Escola Municipal Imaculada Conceição de Maria. Sob coordenação do professor Edivan Severino, que relatou todos os passos da proposta, os alunos puderam imergir no passado do seu município, através de trabalhos teóricos e práticos.

“Procurando trabalhar com as habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), na disciplina de Geografia, foi realizado um projeto que visa o trabalho de forma lúdica e que irá acontecer a partir da realidade dos alunos. Os objetivos do projeto eram de analisar as transformações de paisagens na cidade de Rebouças, comparando sequências de fotografias, fotos aéreas de épocas diferentes, procurando destacar semelhanças e diferenças em relação ao ritmo das mudanças”, destaca o professor

Edivan explica que foram três fases do projeto: o primeiro, em sala de aula, buscou trabalhar o conceito de cidade, com textos, vídeos e rodas de conversa como suporte. Ainda, enfatizou-se que cidades podem ser planejadas ou espontâneas, diferenciando-as. Na sequência, os estudantes puderam analisar fotos de diferentes cidades, tanto antigas como da atualidade.

A etapa seguinte abordou aspectos práticos. “Procurando valorizar ainda mais o conteúdo, na segunda fase do projeto foi proposto aos alunos que formassem grupos de trabalho. Os mesmos, então, observaram fotos de diferentes espaços da cidade de Rebouças, fotos essas antigas. Foi organizada uma visita de campo a todos os espaços que estavam registrados nas fotos”, conta o professor.

Assim, cada grupo teve a responsabilidade de analisar as diferenças que ocorreram no decorrer do tempo, com destaque às mudanças, assim como as semelhanças, que puderam ser observadas na comparação das duas épocas. Edivan complementa apontando que todos os alunos da sala, de forma oral, destacaram de forma minuciosa tudo o que fora observado, valorizando ainda mais o projeto.

Para complementar, a terceira fase do projeto contou com a conclusão, sendo a etapa do registro. “Os alunos confeccionaram cartazes onde colocaram fotos antigas descrevendo como esta a paisagem das fotos, bem como colocaram fotos atuais procurando enfatizar as transformações nos espaços geográficos e na parte histórica da cidade. Os cartazes confeccionados pelos alunos foram colocados em um mural para apreciação de toda comunidade escolar”, conclui.

Confira o trabalho completo no blog escolar da Escola Imaculada Conceição de Maria. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE