Música como ferramenta de conhecimento é tema de projeto | aRede
PUBLICIDADE

Música como ferramenta de conhecimento é tema de projeto

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">‘Cantando Histórias’ é desenvolvido no 3ºD da Escola José Pedro Novaes Rosas em Carambeí, onde turma pôde conhecer banda ponta-grossense</b>

Imagem ilustrativa da imagem Música como ferramenta de conhecimento é tema de projeto
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

‘Cantando Histórias’ é desenvolvido no 3ºD da Escola José Pedro Novaes Rosas em Carambeí, onde turma pôde conhecer banda ponta-grossense

O 3ºD da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas em Carambeí, sob a coordenação da professora Ana Patrícia dos Santos Rosa, desenvolveu um projeto voltado a música como ferramenta de aprendizagem. O tema ainda proporcionou que os alunos conhecessem a Banda-Escola Lyra dos Campos de Ponta Grossa.

“A música foi a ferramenta encontrada para diminuir a defasagem de aprendizagem entre os alunos do 3ºD da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas em Carambeí. Ao perceber as dificuldades da turma, a professora buscou na música a abordagem ideal para atrair a atenção dos alunos e tornar a aprendizagem mais prazerosa”, destaca a docente.

O trabalho, conforme explica Ana Patrícia, teve início com cantigas de rodas e brinquedos cantados. Na sequência houve a ampliação do repertório, com músicas do cotidiano dos alunos. A professora diz que o que seria uma pequena sequência didática, tomou a forma de projeto quando a turma percebeu que as músicas eram histórias cantadas.

“Dentro da proposta do projeto ‘Cantando Histórias’, as crianças também foram desafiadas a escrever uma música contando uma história, que valorizasse o homem do campo e seu trabalho, tendo em vista as atividades econômicas desenvolvidas em Carambeí”, complementa a docente.

Após as composições, a turma conheceu a Banda-Escola Lyra dos Campos em Ponta Grossa, podendo ver vários instrumentos, além de uma mini aula com o maestro do conjunto. 

“Das canções escritas pelas crianças, uma foi escolhida através de votação para ser gravada pelos alunos, com o apoio do músico Pedro Rodrigues Valentim, que também colaborou nos arranjos e escrita da harmonia. Os alunos seguem interessadíssimos e muitos já manifestaram interesse em aderir a banda municipal e fanfarra”, conclui Ana Patrícia.

Confira o trabalho completo no blog escolar da Escola José Pedro Novaes Rosas. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE