Alternativas e estímulos contribuem em ensino de Matemática | aRede
PUBLICIDADE

Alternativas e estímulos contribuem em ensino de Matemática

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Turmas do 1º ao 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí incorporam conceitos matemáticos através de jogos e ferramentas pedagógicas diversificadas</b>

Imagem ilustrativa da imagem Alternativas e estímulos contribuem em ensino de Matemática
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turmas do 1º ao 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí incorporam conceitos matemáticos através de jogos e ferramentas pedagógicas diversificadas

O ensino matemático do 1º ao 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí, sob supervisão da professora Ana Patrícia S. Rosa, conta com diversas mecânicas para a fixação de conteúdos. Através de uma proposta metodológica que busca facilitar a compreensão, a docente explica como o trabalho com Matemática é desenvolvida nas turmas do Ensino Fundamental I da instituição de ensino.

“O raciocínio-lógico é inerente à mente humana. No entanto, para que se desenvolva, precisa ser estimulado. A lógica fundamenta todo o raciocínio, não só o matemática. Sabendo dessa importância, nós da Escola Evangélica de Carambeí oportunizamos na disciplina de Matemática, aulas que possibilitam ao aluno pensar e ir a busca de diferentes alternativas para solucionar situações-problema de forma autônoma, permitindo que construa sua própria linha de raciocínio”, aponta Ana Patrícia.

A professora também elenca que a constatação de que o estudante é capaz de descobrir e solucionar questões do gênero são altamente estimuladora, o que auxilia na construção e solidificação da aprendizagem. Com esses pressupostos, na rotina escolar, há inúmeras atividades concretas com materiais diversificados, o que oportuniza experiência, questionamentos, comparações e descobertas primordiais nestas fases de escolarização, o que leva os educandos a entender a importância de compreender a Matemática.

“Trabalhamos constantemente para o desenvolvimento do raciocínio-lógico concreto, base para aprendizagem posterior, oferecendo a oportunidade de desenvolver sua estrutura lógica da forma mais ampla possível para que tenha muito mais facilidade em articular os conteúdos pedagógicos que lhes forem apresentados, passando a ser agente da sua aprendizagem”, complementa a docente.

Nas aulas de Matemática, explica Ana Patrícia, percebe-se também o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, devido a participação de jogos e desafios onde precisa se respeitar as regras, além do trabalho em equipe e o aprendizado ao lidar com frustrações. Tudo voltado a busca de soluções e resultados em prol do objetivo proposto. Por fim, a docente conta que o momento do jogo é o mais esperado por todas as turmas.

“Essa forma de apresentar a Matemática facilita a compreensão e os resultados são visíveis e rápidos, visto que as aulas tornam-se prazerosas e com um tempo maior de atenção de atenção e concentração dos alunos aos conteúdos apresentados. Jogar, criar, descobrir, solucionar e interagir para aprender matemática, isso realmente faz diferença”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí para conferir a atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE