História contribui na resolução de problemas matemáticos | aRede
PUBLICIDADE

História contribui na resolução de problemas matemáticos

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Dinâmica proposta no 5ºE da Escola Doutor Vicente Machado em Castro possibilitou engajamento dos alunos</span>

Imagem ilustrativa da imagem História contribui na resolução de problemas matemáticos
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dinâmica proposta no 5ºE da Escola Doutor Vicente Machado em Castro possibilitou engajamento dos alunos

História com matemática. Foi assim que o 5ºE da Escola Municipal Doutor Vicente Machado, em Castro, trabalhou conteúdos voltado ao raciocínio lógico, buscando ampliar a aprendizagem dos estudantes. A professora da turma, Janaina Buture, comenta como foi desenvolvido o trabalho.

“Com a observação diária nos alunos, percebemos a dificuldade ao interpretar determinados problemas, alguns que exigem mais raciocínio e até os que exigem pouco. Para tentar sanar essas dificuldades apresentadas, trazemos a ludicidade para a sala de aula, deixando assim os alunos mais motivados na aula”, conta a docente.

Através de uma das formações realizadas na instituição de ensino, a professora Renata Selmer levou a história com matemática, denominado ‘A Princesa e o Dragão’. “Todos os professores ficaram muito empolgados na realização da atividade. Imagina. Como os alunos ficariam então”, aponta Janaina.

“Assim surgiu a ideia de trabalhar essa história com meus alunos. A atividade foi realizada da seguinte maneira: entreguei o xerox da história para todos alunos, sem falar que tinha situações problemas, fizemos a leitura coletiva. Em seguida comentamos sobre a história e também os questionei o que parecia ser cada parágrafo. Alguns notaram que eram problemas que deveriam ter soluções”, explica a professora.

Dessa forma, a turma foi dividida em duplas e trios, onde Janaina colocou as perguntas em papéis coloridos e, subsequentemente, a entrega de um problema - ou dois, em determinados grupos - aos alunos. “Eles deveriam pensar e solucionar o problema através de cálculo e também com desenho. Alguns problemas precisavam da pergunta anterior para solucionar. Com isso, usavam a história que eu havia entregado”, complementa a docente.

Janaina conclui apontando que os alunos gostaram bastante da atividade, onde puderam desenvolver um ótimo trabalho, gostando da metodologia através de desenhos. “Após o término das resoluções, pedi que as duplas e trios mostrassem oralmente o método que utilizaram. Foi uma atividade muito proveitosa que proporcionou muita aprendizagem”, finaliza a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Doutor Vicente Machado para conferir o relato completo e as fotos da atividade. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE