Turma aprende sobre estrutura dos jornais impressos | aRede
PUBLICIDADE

Turma aprende sobre estrutura dos jornais impressos

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Editorias, manchetes e organização do meio de comunicação, através de exemplares do Jornal da Manhã, foram desenvolvidos no 5ºC da Escola Antonio Fanchin em Jaguariaíva</b>

Imagem ilustrativa da imagem Turma aprende sobre estrutura dos jornais impressos
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Editorias, manchetes e organização do meio de comunicação, através de exemplares do Jornal da Manhã, foram desenvolvidos no 5ºC da Escola Antonio Fanchin em Jaguariaíva

A rede municipal de ensino de Jaguariaíva trabalha, através da parceria com o Vamos Ler - Geração Digital, com edições do Jornal da Manhã. Dessa forma, professores podem aplicar, gradualmente, as noções acerca desses tradicionais meios de comunicação. E foi isso que a professora Ester Barbosa aplicou junto ao 5ºC da Escola Municipal Antônio Fanchin em mais um trabalho com os impressos.

“Exploramos o jornal com o objetivo de compreender a importância da data da fonte de pesquisa. Coloquei aos alunos que o jornal informa notícias aos leitores. Por isso, é importante se a notícia é ‘fresquinha’ e atual. Observamos que a data geralmente vem depois do nome do jornal, então as circulo”, comenta a docente.

A sequência do trabalho contou com o estudo sobre a organização das notícias por assuntos/editoriais, buscando facilitar a procura da informação desejada pelo leitor, conforme explica Ester. Dessa forma, assuntos como classificados, política, social, esportes, novelas fizeram parte do momento em sala. Perguntas onde os estudantes precisavam responder em qual seção estava complementaram a atividade.

“Para facilitar a localização do assunto e compreender a divisão em cadernos, após explorar o jornal, teriam que saber do que trata cada assunto, recortar e colar a imagem ao lado da explicação correspondente. Explique que a função do jornal é informar: quando a notícia é mais importante, geralmente, aparece com o título maior nas folhas, recebendo o nome de manchete”, complementa Ester.

Por fim, a atividade contou com uma dinâmica que abordava a notícia principal da capa - e a reutilização do trabalho em outra disciplina. “Então, após a explicação, teriam que identificar e copiar as manchetes principais. Em Artes, usos as folhas recortadas formando algumas figuras de animais”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Antonio Fanchin para ver as fotos e outras atividades. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE