Confira quem pode receber nova vacina contra covid-19 em PG | aRede
PUBLICIDADE

Confira quem pode receber nova vacina contra covid-19 em PG

Imunizante já está disponível nas salas de vacina da cidade; procura pela vacina ainda é baixa

Ponta Grossa recebeu 4.235 doses
Ponta Grossa recebeu 4.235 doses -

Matheus Gastaldon

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A imunização com a nova vacina contra a covid-19 em Ponta Grossa começou na última quarta-feira (15). Chamado de monovalente XBB, o imunizante é a atualização contra a cepa mais recente da doença. Ao todo, a cidade recebeu 4.235 doses, que já foram distribuídas para as unidades de saúde. 

No momento, somente grupos prioritários de maior risco podem receber o imunizante. “Quando a gente começa uma nova estratégia de vacinação, ela sempre é direcionada, inicialmente, para os grupos prioritários, por conta do risco de hospitalização e adoecimento”, explica Stela Godoy, coordenadora do Departamento de Imunização, em entrevista ao Portal aRede.

O reforço semestral é restrito para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mães que tiveram filho há até 45 dias, além de imunocomprometidos acima de cinco anos.

O reforço anual se restringe para pessoas com comorbidades ou deficiência permanente com cinco anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, bem como pessoas privadas de liberdade, jovens que cumprem medida socioeducativa e trabalhadores do sistema prisional. 

A vacina também é direcionada para crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, que devem iniciar ou completar o esquema básico que consiste em três doses.

De acordo com Stela Godoy, ainda não há previsão para a população fora dos grupos prioritários comecem a ser vacinadas com o novo imunizantes. A mudança na estratégia de campanha depende do Ministério da Saúde

BAIXA PROCURA - A aplicação da monovalente XBB iniciou na última quarta (15), em Ponta Grossa. No entanto, a procura ainda é baixa. “Os grupos prioritários são mais restritos. Não é um grupo que vai sempre procurar uma unidade de saúde”, diz a coordenadora de Imunização. “É importante que as pessoas que podem se vacinar nesse momento busquem as salas de vacinação”, completa.

De acordo com Stela Godoy, a cobertura vacinal contra a covid-19 em Ponta Grossa começou a cair a partir da terceira, do reforço e da bivalente - cenário que se repete em todo Paraná. “Quando um vírus circula, é comum surgirem novas cepas. No entanto, quanto menos vacinados, maior a chance de novas variantes e subvariantes se desenvolverem”, alerta a coordenadora. 

ONDE SE VACINAR - Todas as salas de vacinação instaladas nas unidades de saúde aplicam a nova vacina. Ao todo, são 22 salas que atendem das 9h às 16h30, e mais três com atendimento até 21h: Luís Conrado Mansani (Uvaranas), Rômulo Pazzinato (Nova Rússia) e Cyro de Lima Garcia (Oficinas). Também há imunização no Ônibus da Vacina. É possível acompanhar a programação da iniciativa nas redes sociais da Prefeitura de Ponta Grossa.

VÍDEO
Confira a entrevista do repórter Carlos Eduardo Mendes com Stela Godoy, coordenadora de Imunização em Ponta Grossa | Autor: Portal aRede.
  
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE