Câmara recebe lançamento do 7º “Eleitor do Futuro” | aRede
PUBLICIDADE

Câmara recebe lançamento do 7º “Eleitor do Futuro”

A partir de agora, nas escolas, os alunos e professores passam por um processo semelhante ao da Justiça Eleitoral

Estudantes participantes do projeto estiveram na Câmara de Vereadores
Estudantes participantes do projeto estiveram na Câmara de Vereadores -

Leticia Cabral

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A partir de agora, nas escolas, os alunos e professores passam por um processo semelhante ao da Justiça Eleitoral

A Câmara Municipal de Ponta Grossa foi o local escolhido para o lançamento do “Eleitor do Futuro” nesta terça – feira (19). A iniciativa, que está na 7ª edição envolve cerca de 3.000 alunos, entre 12 e 16 anos incompletos, estudantes da rede pública e particular de ensino.

O projeto Eleitor do Futuro é uma iniciativa coordenada pela juíza  Dr.Noeli Reback, que começou em 2004, e busca incentivar adolescentes a participarem da política. Entendendo todo o processo eleitoral.

“ A finalidade principal é justamente essa, despertar no adolescente, naquele que ainda não vota até 16 anos, o espírito e a importância da política no dia a dia. Até mesmo desfazer dogmas. Como política não se discute, política não se pensa. Ao contrário, mostrar todas as etapas do processo”, destacou a juíza. A partir de agora, nas escolas, os alunos e professores passam por um processo semelhante ao da Justiça Eleitoral. Com as convenções partidárias, formação de chapas planos de governo e até a confecção do título de eleitor. Onde os alunos, poderão se candidatar aos cargos eletivos. Como presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. Assim como acontecerá em 2 de outubro.

Os participantes do projeto, como a Maria Clara Rosas poderão escolher  seus representantes na primeira junho. Onde os alunos, com as  chapas formadas pelos estudantes pelas escolas participantes, escolherão seus representantes. 

“ Importante para conscientizar sobre o que é o voto. E fazer com que  mude esse país que está bem complicado de viver nele.  Por que ao longo do tempo, podemos trabalhar melhor toda essa questão da política e o papel dela” , enfatizou Maria Clara  estudante do 2º ano do Ensino Médio e voltará pela primeira vez nas eleições de outubro.

Além da representante do judiciário, o evento contou com a presença de vereadores, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.  As magistradas Eloisa Alessi Prendin, Roberta Tavarnaro e Jurema Gomes, a promotora Caroline Schaffka Teixeira de Sá e o advogado Jorge Sebastião Filho, presidente da OAB na cidade.

Para o vereador Geraldo Stocco (PV), a iniciativa pode formar uma geração de eleitores  mais críticos. “Projetos como esse trazem a reflexão para os adolescentes e nos precisamos cada vez mais de uma sociedade que pensa, que reflete, que crítica muitas vezes o Poder Público. Para que assim, o Poder Público possa trabalhar de maneira melhor”, ressaltou Stocco. 

Lançamento do Câmara Jovem

A Casa de Leis também recebeu o lançamento do "Câmara Jovem". Projeto criado em 2017, por uma lei municipal de autoria de Geraldo Stocco (PV) e Vinícius Camargo, este último então vereador pelo PMB. O projeto está em andamento desde 2018. Juntos os dois projetos devem envolver mais de 3 mil crianças e adolescentes na cidade. Onde tem como proposta o incentivo na participação de jovens e adolescentes pela vida política.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE