PG tem dia decisivo para implantação da nova ESA | aRede
PUBLICIDADE

PG tem dia decisivo para implantação da nova ESA

Alto-Comando do Exército vem para conhecer toda a estrutura que a cidade tem a oferecer para a nova Escola de Sargentos.

Ponta Grossa concorre com duas cidades pela nova ESA.
Ponta Grossa concorre com duas cidades pela nova ESA. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alto-Comando do Exército vem para conhecer toda a estrutura que a cidade tem a oferecer para a nova Escola de Sargentos

Após muita organização e preparo, a cidade de Ponta Grossa receberá, nesta sexta-feira (9), o Alto-Comando do Exército Brasileiro para vistoriar as áreas que receberão a possível nova Escola de Sargentos das Armas (ESA), além de conhecer a cidade ponta-grossense. Com a presença de diversos generais e várias lideranças políticas, a Comitiva conhecerá toda a estrutura que o Município - um dos que mais cresce no estado do Paraná - tem a oferecer. A cidade ponta-grossense concorre com Recife (PE) e Santa Maria (RS) pelo investimento de mais de R$ 1 bilhão.

A força-tarefa que tenta viabilizar a vinda da Escola para Ponta Grossa contou com a mobilização da Prefeitura Municipal (PMPG), Governo Estadual do Paraná, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Exército ponta-grossense. Em uma área de 4,5 mil hectares no distrito de Itaiacoca, a ESA reunirá um contingente de aproximadamente 10 mil pessoas no local, entre alunos, instrutores, familiares e todo o pessoal necessário para fazer a ‘Escola’ funcionar. Além disso, um segundo espaço, de 18 km², em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, complementa a estrutura – o local será disponibilizado para a realização do que o Exército chama de instruções especiais (prática de atividades de campo).

“É uma cidade com bom porte, infraestrutura adequada e que tem atraído muitos investidores. Estamos otimistas com essa disputa”, ressalta o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Ele também lembra que Ponta Grossa é a quarta em número de habitantes no Paraná, com uma população de 355 mil pessoas. Além disso, é a cidade de maior porte mais próxima da capital paranaense, e fica cerca de 130 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena (além de contar com aeroporto próprio, que deve se tornar internacional em breve) e 200 km do Porto de Paranaguá.

Para a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), um dos diferenciais da cidade é sua condição fiscal, com nota A de capacidade de pagamento. “A instalação da ESA seria uma grande conquista para o município, pensamos principalmente no futuro da nossa cidade, que será reconhecida por contar com uma escola do Exército desse porte, que vem para ficar por muitos anos”, reforça.

Quem também destaca a vinda da ‘Escola’ é o general Sergio Manoel Martins, comandante da 5ª Brigada da Cavalaria Blindada. “A ESA é muito bem-vinda. Alicerça o Exército em nossa cidade e, sobretudo, traz possibilidades de intercâmbio entre a Brigada e o que será a futura ‘Escola’”, explica o general. Por fim, quem também destaca sobre a possibilidade de a ESA vir para Ponta Grossa é o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido). O líder do Executivo pretende visitar o Município em setembro e já afirmou que quer acompanhar as tratativas para a instalação da possível nova sede do Exército Brasileiro.

Generais marcarão presença

Além do Comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira, participarão o Chefe do Estado Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres, Departamento de Engenharia e Construção, Departamento de Educação e Cultura, Comando Militar do Sul, Comandante da 5ª Divisão de Exército, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e Chefe do Departamento de Patrimônio e Meio Ambiente. Também, o governador do Paraná, a prefeita de Ponta Grossa, o secretário de Segurança Pública do Estado, o secretário de Infraestrutura e Planejamento do Paraná e o presidente da Embrapa. Além deles, outras lideranças estarão presentes.

Assuntos semelhantes:

Exército de PG finaliza estrutura para receber Alto-Comando.

Ratinho acompanha visita do Exército nesta sexta em PG.

Exército confirma integrantes para visitar PG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE