Kuller apresenta novo projeto para multar motos barulhentas | aRede
PUBLICIDADE

Kuller apresenta novo projeto para multar motos barulhentas

Vereador já encaminhou projeto semelhante à Câmara, mas ele foi arquivado pela CLJR em 22 de abril.

Projeto apresenta multa no valor de 20 VR - Valor de Referência.
Projeto apresenta multa no valor de 20 VR - Valor de Referência. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vereador já encaminhou projeto semelhante à Câmara, mas ele foi arquivado pela CLJR em 22 de abril

Com o objetivo de diminuir o barulho de escapamentos de veículos automotores, o parlamentar da cidade de Ponta Grossa, Julio Francisco Schimanski Kuller (MDB), apresentou, novamente, a proposta do Projeto de Lei (PL) 061/2021 (clique aqui para ler na íntegra), que traz fiscalização e multa para quem desrespeitar as limitações de ruídos sonoros, “sobretudo em motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas com moto auxiliar e veículos assemelhados”. A Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) tem até 18 de maio para dar um parecer contrário ou favorável à ideia.

De acordo com o PL, fica proibida a emissão de ruídos fora das normas por escapamento de veículos automotores, com exceção àqueles criados para aplicação militar, agrícola, de competição, tratores, máquinas de terraplanagem e de pavimentação, bem como os de utilização especial. Segundo Julio, os altos barulhos são “uma prática corriqueira e que vêm incomodando à população ponta-grossense, seja na área urbana ou rural”, explica o vereador no PL.

Com a sugestão de fiscalização por parte da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da Guarda Municipal (GM) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), os condutores de veículos que ultrapassarem os limites sonoros poderão ser multados no valor de 20 VR – Valor de Referência (1 VR equivale a R$ 86,68). Além disso, caso ocorra reincidência, o valor será dobrado. Por fim, o veículo automotor também poderá ser apreendido e/ou removido para regularização por agentes de trânsito.

O PL também prevê a atualização da multa anualmente. Caso o projeto tenha parecer favorável, ele pode dar entrada na ‘Ordem do Dia’ e ser votado pelo Legislativo.

Proposta recente arquivada

Recentemente, em 22 de abril, a CLJR deu parecer contrário a dois projetos do vereador Julio que falavam sobre o barulho em veículos automotores. Com a recusa de forma unânime entre os cinco integrantes da Comissão, ambos os PL foram arquivados. Mais informações clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE