Paróquia Santa Teresinha comemora 65 anos de história | aRede
PUBLICIDADE

Paróquia Santa Teresinha comemora 65 anos de história

A Paróquia Santa Teresinha é formada por duas comunidades: Comunidade da Matriz, Vila Estrela e Comunidade Nossa Senhora do Rocio, Vila Guaíra

Paróquia Santa Teresinha, localizada na Vila Estrela (Bairro de Oficinas), está  comemorando 65 anos da sua criação
Paróquia Santa Teresinha, localizada na Vila Estrela (Bairro de Oficinas), está comemorando 65 anos da sua criação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Paróquia Santa Teresinha é formada por duas comunidades: Comunidade da Matriz, Vila Estrela e Comunidade Nossa Senhora do Rocio, Vila Guaíra

A Paróquia Santa Teresinha, localizada na Vila Estrela (Bairro de Oficinas), está  comemorando 65 anos da sua criação. Dia 28 de abril de 1956 a Comunidade que já contava com uma Capela, desde 1937, para atender à comunidade pelo seu crescimento, foi elevada à condição de Paróquia pelo bispo Diocesano Dom Antônio Mazzarotto.

Assista à live com o padre Joel Nalepa sobre os 65 anos da paróquia

O primeiro pároco foi padre Francisco Salache (1956) e logo em seguida o padre Fridolino Beuren, considerado um dos mais importantes e influentes. A lista é extensa e até hoje a Paróquia teve 13 párocos colaboradores como vigários paroquiais que superam o número de 10, além de outros que esporadicamente, ao longo da história contribuíram com a caminhada da Paróquia. Alguns nomes: Pe. Pedro Guerra, Pe. Francisco Salache, Pe. Francisco Soczek, Pe. Carlos Zelesny, Pe. Isaías Becher, Pe. Abrão Becher, Pe. Sergio Tychanowicz, Pe. Claudemir Nascimento Leal, Pe. Evaldo Fidelix, Pe. Mário Dwulatka e Pe. Joel Nalepa, pároco atual.

Desde 1937, a comunidade se organiza e cresce, sendo que a construção da atual igreja matriz se deu em 1948 com o lançamento da pedra fundamental e em 1954 aconteceu a inauguração da Cripta, que hoje é o salão Paroquial com adaptações para o acesso e conforto da comunidade. Em 15 de outubro de 1961 aconteceu a inauguração da Primeira parte da Igreja e na década de 1970 a igreja estava completamente construída e inaugurada como uma das mais belas da cidade.

‘Ao longo dos anos a comunidade sempre deu testemunho de ser, de fato, igreja viva, e com isso, a casa, igreja material sempre foi sendo cuidada e conservada. De 2001 em diante foi construída a casa Paroquial para a residência dos sacerdotes e atendimento na secretaria Paroquial, destaca o padre Joel Nalepa.

A partir de 2013, a igreja passou por reformas como salão Paroquial (Cripta), substituição do telhado da igreja e reforma em toda a cobertura, reformas no sistema de iluminação com projeto elétrico, e adaptações de acessibilidade com projeto de segurança. Desde 2019, com Projeto arquitetônico e, de acordo com normas litúrgicas foi feita a reforma interna como pintura e adaptação do Presbitério. (Altar, Sede, Ambão), Capela do Santíssimo e Pia Batismal. Na celebração dos 65 anos da Paróquia a liturgia será especial pois D. Sergio Arthur Braschi, bispo Diocesano fará a Dedicação da Igreja, consagrando o altar e a igreja. Isso quer dizer que a partir desta data a Paróquia Santa Teresinha terá uma festa importante a cada ano. No dia da sua fundação será celebrada solenemente na Liturgia a Festa da Dedicação da Igreja.

A Paróquia Santa Teresinha é formada por duas comunidades: Comunidade da Matriz, Vila Estrela e Comunidade Nossa Senhora do Rocio, Vila Guaíra. Conta com expressiva participação do povo e tem em suas comunidades os Conselhos Pastorais e de Assuntos Econômicos que articulam a caminhada através de importantes pastorais como Liturgia, Catequese, Dízimo, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança. Ministros da Eucaristia, Pastoral da Oração, Vicentinos, Jovens, Terço dos homens entre outros.

‘Vale destacar também que em novembro de 1998 a Paróquia contou com a visita das Relíquias de Santa Teresinha, trazidas de Lisieux, na França, onde a Santa viveu. Esse foi um dos momentos marcantes da história da Paróquia’, comenta o padre Joel.

Desde março de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Paróquia como toda a sociedade vem enfrentando os desafios desse tempo: restrições na capacidade de participação e até períodos de fechamento da igreja para a presença de fiéis. Isso tem sido um desafio, e ao mesmo tempo, uma nova oportunidade de ser igreja através das celebrações pelo Facebook, reuniões de forma remota e outras iniciativas que estão sendo um sinal de conexão e comunhão com a comunidade que tem sido generosa e verdadeiramente “Igreja viva”. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE