PR quer imunizar população acima dos 60 anos até abril | aRede
PUBLICIDADE

PR quer imunizar população acima dos 60 anos até abril

Ponta Grossa iniciou vacinação de idosos acima dos 89 anos na sexta e prepara novo cronograma a partir de segunda-feira

As novas remessas são cerca de quatro vezes maior do total recebido pelo Paraná até o momento
As novas remessas são cerca de quatro vezes maior do total recebido pelo Paraná até o momento -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa iniciou vacinação de idosos acima dos 89 anos na sexta e prepara novo cronograma a partir de segunda-feira

O Ministério da Saúde divulgou que irá enviar 2.421.355 doses das vacinas AstraZeneca (961.451 unidades) e Coronavac (1.007.538) para o estado do Paraná, entre o final de fevereiro e o início de março. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o objetivo é imunizar todos os paranaenses acima dos 60 anos com a nova remessa. Com a chegada destas vacinas, o objetivo do Paraná é imunizar todos os idosos acima de 60 anos até abril.

Em fevereiro serão 452.366 doses, que virão em dois lotes: um de 10.113 aplicações do imunizante da AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz; e 442.253 doses da Coronavac, do laboratório Sinovac com o Instituto Butantan de São Paulo. “A previsão é que essas novas doses cheguem a partir da próxima semana. Seguiremos com a logística de distribuição em todo Estado, fazendo com que a vacina chegue a todos os paranaenses de forma segura”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nos últimos dias, Ponta Grossa, cidades da região e de todo o Paraná começaram campanhas para imunizar idosos na faixa de 80 e 90 anos, de acordo com o cronograma de cada município. Os ponta-grossenses acima dos 89 anos começaram ser imunizados nesta sexta-feira (19), em dois locais: Estação Arte e no drive-thru (estacionamento do Restaurante Popular). O próximo cronograma será definido na segunda-feira (22). 

Segundo a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa (FMSPG), “os grupos (a serem vacinados) dependem de doses que chegam”, com o grupo 9 correspondendo a faixa etária imunizada no município. Em relação as doses que a cidade irá receber até o fim de março, o Portal aRede e o Jornal da Manhã entraram em contato com a 3ª Regional de Saúde, mas até o fechamento desta edição não obtiveram resposta.

As novas remessas são cerca de quatro vezes maior do total recebido pelo Paraná até o momento, de 539.900 doses. Deste montante, 91.790 estão em estoque, no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

Novas doses foram acordadas junto ao ministro da Saúde

Os lotes de fevereiro e março integram o cronograma de entregas anunciado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com os governadores na quarta-feira  – o Paraná foi representado pelo vice-governador Darci Piana. Segundo o ministério, a distribuição começa na próxima terça-feira (23). Na ocasião, Pazuello mostrou que, do final de fevereiro até julho, serão distribuídas aos estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas. Além da Coronavac e AstraZeneca, o cronograma apresentado pelo Governo Federal também leva em conta as negociações com os laboratórios União Química/Gamaleya e Precisa/Bharat Biotech, que garantirão ao Brasil a chegada da vacina russa Sputnik V, e da indiana Covaxin, respectivamente.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE