Formação detalha Campanha da Fraternidade 2021 | aRede
PUBLICIDADE

Formação detalha Campanha da Fraternidade 2021

Ecumênica, assessores expõem objetivos e propõem ações

O assistente social Adrianis falou dos objetivos da campanha
O assistente social Adrianis falou dos objetivos da campanha -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ecumênica, assessores expõem objetivos e propõem ações

Em média a cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é ecumênica. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, valorizando o que cada Igreja tem de bom. Este ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica terá como tema ‘Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor’ e, o lema, ‘Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez-se uma unidade’ (Ef 2,14a). Para orientar as lideranças católicas e evangélicas quanto à campanha, acontece até esta quinta-feira (11) uma formação via Google Meet e YouTube da Catedral Sant’Ana.

O novo formato se deve às restrições provocadas pela pandemia do Covid 19, mas em nada prejudicou o aproveitamento da formação. As falas se estenderam, nos três dias, das 19h30 às 22 horas, com a abertura feita na terça-feira pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi (que participou de casa), pastor Diego Biehl, da Igreja Luterana Bom Pastor, e Antônio Portela, coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade. Nesta primeira noite, entre 125 e 130 pessoas acompanharam as exposições, pelos dois canais, participando, inclusive, com comentários e perguntas. Dom Sergio seguiu a formação até o final.

Wagnilda Minasi e Ricardo Gomes, do Setor de Ecumenismo da Diocese de Ponta Grossa, fizeram uma importante apresentação da trajetória das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, com falas centradas e que levaram à reflexão. A assessoria ficou por conta do assistente social e integrante da comissão diocesana da Campanha da Fraternidade, Adrianis Galdino Júnior, que falou sobre o convite deste ano de refletir, aprofundar e promover o diálogo como caminho para a paz. “O objetivo geral é convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem caminhos para superar as valorizações e violência, testemunhando unidade na diversidade”, enfatizou.

Na quarta-feira, a coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade Ecumênica, Íria Portela, apresentou o cartaz da campanha. Os assessores foram padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, e o pastor luterano Dyego Biehl. As falas demonstraram plena unidade e sintonia entre os dois, comentaram alguns internautas. ” Que maravilha esta formação! Momento de crescimento e experiência, de diálogo, escuta e reflexão. Parabéns ao padre e pastor”, dizia Agostinho Vanderlei Basso. E foram muitos os questionamentos e sugestões, como o de Dyego Emanuel: gostaria que falassem de Pai Nosso ecumênico e dessem exemplo de outras orações ou liturgias e ações ecumênicas que poderíamos fazer ao longo da Campanha da Fraternidade.

Nesta quinta-feira, a professora universitária Maria Iolanda de Oliveira e um representante da Igreja Luterana vão apresentar as pistas de ação. “Vou trabalhar o agir atentando para o texto base e algumas falas dos que nele trabalharam, considerando que são apontamentos do como se pode agir e não do que fazer, pois, isto cada um na sua realidade poderá identificar as demandas e buscar alternativas para atendê-las. Sem, contudo, deixar de explicitar de que o cristão não está descolado da realidade social”, adianta a professora. Em seguida, o presidente da Cáritas Diocesana, Gilson Camilo da Silva, vai falar sobre a Coleta de Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos.

A formação está sendo transmitida da Sala Multiuso, no prédio da Cúria Diocesana.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE