Aline Sleutjes comemora presidência da CMO | aRede
PUBLICIDADE

Aline Sleutjes comemora presidência da CMO

Comissão Mista de Orçamento da Câmara Federal será presidida pela deputada Flávia Arruda e terá a deputada federal castrense como uma das titulares

Aline Sleutjes é uma das titulares da Comissão presidida pela deputada federal Flávia Arruda
Aline Sleutjes é uma das titulares da Comissão presidida pela deputada federal Flávia Arruda -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Comissão Mista de Orçamento da Câmara Federal será presidida pela deputada Flávia Arruda e terá a deputada federal castrense como uma das titulares

A deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR) comemorou em suas redes sociais o fato de uma mulher presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara Federal, uma das mais importantes da Casa. Flávia Arruda (PL-DF) foi eleita por aclamação logo em seu primeiro mandato – foi a mais votada em 2018 no Distrito Federal, com mais de 121 mil votos.

“Hoje, instalação e eleição da presidência da CMO e dos cargos da mesa, elegemos a deputada Flávia Arruda como presidente! Muito feliz de ser uma das titulares e de ter uma liderança feminina nesta comissão tão importante para o Brasil”, escreveu a castrense ao parabenizar a colega de bancada.

O colegiado foi instalado nesta quarta-feira (10), com a tarefa de aprovar a proposta de Orçamento para 2021 (PLN 28/20) até 30 de março, quando, pelas regras, acabará o mandato dos integrantes do colegiado. Em 2020, Flávia foi indicada para o cargo na CMO pelo então líder do PP e atual presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e pelo líder do PL, deputado Wellington Roberto (PB).

Os mandatos na CMO são de um ano, encerrados sempre na última terça-feira de março. Agora serão titulares 31 deputados e 11 senadores, com igual número de suplentes, em respeito à proporcionalidade partidária. Como regra geral, a representação da Câmara na CMO tem 30 vagas de titular, e a do Senado, 10.

A CMO é a responsável pela análise prévia das propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA). No ano passado, o colegiado não foi instalado devido à pandemia, que impediu o trabalho presencial, e a impasse político quanto à indicação para a presidência.

Pelas regras da CMO, a cada ano há alternância na presidência do colegiado e as relatorias da LDO e da LOA entre as representações da Câmara e do Senado. No atual mandato, o relator da proposta de LDO foi o senador Irajá (PSD-TO). A relatoria do Orçamento (PLN 28/20) caberá ao senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Com informações da Agência Câmara.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE