Alunos de até 10 anos retornam antes no ensino híbrido | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de até 10 anos retornam antes no ensino híbrido

Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) liberou documento que permite retorno escalonada de turmas, com adoção de modelos digitais e presenciais

Atividades extracurriculares presenciais voltaram no final do ano passado
Atividades extracurriculares presenciais voltaram no final do ano passado -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) liberou documento que permite retorno escalonada de turmas, com adoção de modelos digitais e presenciais

O Paraná vem se preparando para a volta às aulas a partir do dia 18 de fevereiro. O novo passo foi dado nesta semana, com a Resolução 98/2021 da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), que sinalizou as medidas necessárias para a grade curricular e extracurricular. O documento valerá tanto para a rede pública, quanto privada. Contudo, as escolas particulares seguem um calendário próprio, de acordo com a instituição de ensino.

Sem aulas presenciais desde março de 2021, a tomada de decisão para a volta de algumas atividades, com os alunos em sala de aula, deverá respeitar as medidas já consolidadas na pandemia, além do monitoramento e controle da Covid-19. Dessa forma, o retorno deverá ser de forma escalonada, ou seja, com a definição das turmas por faixa etária. No começo, voltam os alunos de até 10 anos de idade.

Segundo o planeamento elaborado pela Sesa, as turmas do Ensino Fundamental II podem voltar, passada uma semana; e o Ensino Médio terá o retorno presencial duas semanas após a volta das crianças. Assim, entende-se que as aulas para alunos de até 10 anos começam no dia 18 de fevereiro; de 10 a 14 anos a partir do dia 25 de fevereiro; e, de 14 anos para cima voltam presencialmente em 4 de março.

Foi vedada pela Secretaria qualquer ação que possa promover aglomerações, como esportes coletivos e modalidades de luta, além de outros eventos. Já em caso de infecções e até mesmo suspeitas com os atores educacionais, o documento cita que poderá cancelar as atividades, sejam elas parcialmente ou de forma total, com uma ou mais turmas. Em determinados casos, pode-se até mesmo fechar a instituição de ensino.

“Estabelecemos que as medidas preventivas de biossegurança sejam cumpridas rigorosamente pelas instituições de ensino para a proteção dos estudantes, profissionais, funcionários e das famílias paranaenses, ressaltando que o cenário epidemiológico é avaliado sistematicamente e que uma revogação poderá ser indicada a qualquer momento, diante dos números apresentados de contaminação no Estado”, apontou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Hoje o modelo que pensamos será híbrido”.

Rede municipal da região

As secretarias municipais de Educação dos Campos Gerais adotarão modelos diferentes na volta às aulas. Em sintonia, todas as que decidirem pelo formato de ensino híbrido – como é o caso de Ponta Grossa, Castro e Irati primeiramente – terão que respeitar as normativas repassadas pela Sesa.

Outras cidades da região voltarão, em primeiro momento, com as aulas remotas. As datas variam de acordo com cada município: há alguns que sinalizaram a volta entre os dias 8, 18 e 22 de fevereiro, além de outras modalidades que podem retornar até março deste ano. Vale destacar que a rede privada de ensino dos municípios dos Campos Gerais segue a mesma dinâmica do restante do estado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE