Curso de Psicologia da Faculdade Sant’Ana completa 15 anos | aRede
PUBLICIDADE

Curso de Psicologia da Faculdade Sant’Ana completa 15 anos

Mais de 450 profissionais já se formaram na instituição e receberam capacitação para atuar em diversas áreas da sociedade

Professores do curso na formatura de 2019
Professores do curso na formatura de 2019 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais de 450 profissionais já se formaram na instituição e receberam capacitação para atuar em diversas áreas da sociedade

Há 15 anos, a Faculdade Sant’Ana dava um passo ousado e trazia para Ponta Grossa o primeiro curso de Psicologia da cidade. Os primeiros alunos iniciaram os estudos no início de 2006 com um currículo que até hoje aborda as mais diferentes áreas de atuação da Psicologia. Oferecendo um ensino de excelência, a instituição já formou mais de 550 profissionais.

De acordo com a Irmã Maria Aluísia Rhoden, diretora da Faculdade Sant’Ana, o sonho de ofertar o curso de Psicologia no município surgiu da própria demanda da sociedade. “O mundo evoluiu demais e as famílias não conseguiram acompanhar toda essa mudança. A gente percebeu que muitas delas entraram em desequilíbrio e surgiram as brigas, discussões e separações”, comenta. “Qual é a melhor solução neste caso? É o diálogo, a escuta, a orientação. Qual é o curso que dá essa oportunidade? É a Psicologia”, afirma.

A iniciativa era inédita em Ponta Grossa e contou com profissionais vindos de outras cidades, ou de outras áreas do conhecimento, para compor o quadro de professores. “A Faculdade Sant’Ana sempre é a pioneira da cidade. Desde que nasceu, em 2002, a nossa preocupação é realmente dar o melhor para família ponta-grossense. Esse melhor é através da boa educação, quando você forma mente, corpo e espírito”, enfatiza. A abordagem integral do ser humano é a grande vantagem do curso de Psicologia, na visão da Irmã Maria Aluísia. “A Psicologia é um curso que, além de olhar o físico, olha o psíquico e olha a alma. Ou seja, olha a pessoa completa para criar um equilíbrio”, diz.

Para a diretora, as ferramentas utilizadas pela Psicologia ajudam o paciente a se conhecer e a viver melhor em sociedade. “A Psicologia dá a oportunidade de entrar na casa - que é o eu da pessoa - e de lá dialogar com todos os setores dessa casa. Ela ajuda no equilíbrio da família e no conhecimento da pessoa como um todo, afinal a pessoa só se equilibra quando se autoconhece”, destaca.

Diferenciais da Faculdade Sant’Ana

No final de 2005, o Ministério da Educação autorizou a abertura do curso de Psicologia na Faculdade Sant’Ana com os primeiros alunos iniciando as aulas já no ano seguinte. Desde então, já são 11 turmas formadas e mais de 550 profissionais que ingressaram no mercado de trabalho. “O curso foi autorizado por oferecer o diferencial de formar psicólogos que atuassem não apenas dentro das clínicas, mas também nas instituições sociais, nas empresas, nas escolas, no âmbito forense e na saúde pública e com um forte viés pela pesquisa”, detalha o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Sant’Ana, Maurício Wisniewski. Ao todo, o curso possui duração de 10 semestres, com grade curricular de 4,5 mil horas. “É uma formação intensa e integral, muito superior aos outros cursos”, garante.

Maurício conta que, 15 anos atrás, existia um número exíguo de psicólogos atuando em Ponta Grossa. “Havia uma defasagem enorme de profissionais e evoluímos bastante, mas ainda falta muito para suprir toda a demanda”, reconhece. Ele acredita que isso se deve ao fato da Faculdade Sant’Ana receber muitos estudantes de cidades vizinhas que, depois de graduados, vão atuar em seus municípios de origem. Além do bacharelado e formação de psicólogo, os alunos também têm a opção de cursar as disciplinas de licenciatura e alguns deles, inclusive, acabam se tornando professores da Faculdade Sant’Ana.

O coordenador destaca que, desde 2005, o curso de Psicologia já passou por quatro revisões de currículo com o objetivo de oferecer uma formação sempre atualizada. Na nova revisão de currículo, foi incluído a disciplina chamada ‘Coaching’, que se apropriou de diversas ferramentas da Psicologia. “O objetivo do curso é preparar o profissional para o mercado de trabalho que, nos últimos anos, cresceu bastante. Porém, outras áreas invadiram o campo da Psicologia sem preparo para isso”, alerta. “A ideia de inserir a disciplina não é que o nosso aluno se torne coach, mas que entenda o quão profundo é esse processo e a responsabilidade que ele exige do profissional que oferece este produto para um cliente”, resume.

Especialização em psicologia

Além do Bacharelado em Psicologia, a Faculdade Sant’Ana oferece três especializações na área: Psicologia Cognitivo-Comportamental, Psicanálise e Avaliação Psicológica.

Clínica de Psicologia atende 300 pacientes por ano

Um dos diferenciais do curso de Psicologia da Faculdade Sant’Ana é a Clínica-Escola de Psicologia, inaugurada há 13 anos. Os pacientes são atendidos por alunos do quinto ano do curso com a supervisão dos professores e por lá chegam a passar mais de 300 pessoas por ano. O pagamento é voluntário, e o valor simbólico varia entre R$5 e R$10. Entretanto, se o paciente trouxer um atestado de que realmente não tem condições de arcar com o custo do tratamento, o atendimento é totalmente gratuito.

Semana Pedagógica

Nesta segunda-feira (25), a Faculdade Sant’Ana deu início à Semana Pedagógica de 2021. O evento é gratuito para os docentes da instituição e será transmitido on-line. Confira a programação:

1ºDia – 25/01 – 19h30 Mediação: Irmã Olmira

                            19h40 Mediação: Irmã Maria Aluisia

                           19h45 Padre Alexandre: Reflexão “Espiritualidade arnaldina e a importância da espiritualidade na vida do educador”

                             20h45 Padre Alexandre: Benção geral aos participantes

2ºDia – 26/01 – 19h30 Professor Cleiber Flores: Palestra “Biossegurança e a Covid-19”

                             20h 15 Irmã Maria Aluisia: Palestra “Liderança empreendedora”

3ºDia – 27/01 – 19h30 Psicólogos Ana LuisaTessari e Carlos Eduardo Ramos: Palestra “Aspectos emocionais de retorno às aulas”

20h15 Professora Vera Martiniak: Palestra “Ensino híbrido”

4ºDia 28/01 – 19h30 - Plano de contingência: professores Irmã Olmira, Cristiane, Fátima e Maurício

5ºDia 29/01 – 19h30 - Reunião de coordenadores e professores  

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE