Sindicato cobra vacinação de agentes de saúde em PG | aRede
PUBLICIDADE

Sindicato cobra vacinação de agentes de saúde em PG

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias teriam sido retirados do primeiro grupo vacinado na cidade

Imagem ilustrativa da imagem Sindicato cobra vacinação de agentes de saúde em PG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias teriam sido retirados do primeiro grupo vacinado na cidade

O Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ) quer que os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) também sejam vacinados contra a covid-19. O órgão enviou à Prefeitura um documento cobrando a vacinação dos membros das Equipes da Saúde da Família (ESF) e o tema também deverá ser discutido em uma reunião junto à 3ª Regional de Saúde. 

“Nem todos os profissionais das Unidades ESF foram imunizados, devido a isso o SINDSERV irá pedir reunião com a 3ª Regional para debater o assunto”, explica Roberto Ferensovicz, presidente do SindServ. O sindicalista explicou que na manhã desta terça-feira (26), iniciou-se a vacinação dos profissionais de Saúde que desenvolvem suas atividades nas Unidades Estratégia Saúde da Família. 

“A informação é de que nem todos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de uma mesma equipe receberam o imunizante. A primeira informação da Fundação Municipal de Saúde era de que toda a equipe da Unidade que estivesse em atividade seria vacinada, independente do cargo. No final desta manhã recebemos a informação que alguns servidores da Unidade de Saúde Adam Polan Kossobudzki  não receberam a vacina”, conta o sindicalista.

Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura Municipal de PontA Grossa (PMPG) se manifestou sobre o caso. “Como já divulgado anteriormente, o público vacinado, neste primeiro momento, são os profissionais de linha de frente, ou seja, aqueles que têm contato direto com pacientes suspeitos e confirmados. A informação e a vacinação continuam seguindo o mesmo padrão, não houve alteração”, diz o informe da Prefeitura. 

"Portanto iniciaremos com os profissionais que estão mais expostos ao coronavírus, ou seja, os profissionais que estão em maior tempo expostos, por exemplo, aqueles que trabalham na UTI, 12h de plantão, trabalhando com a vida dos contaminados de coronavirus. Posteriormente, assim que tivermos os profissionais de saúde já vacinados, vacinamos os de menor grau de exposição, mas que ainda assim atendem a população com sintomas respiratórios", explica o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Segundo Roberto, a explicação “gerou indignação a esses servidores, pois os mesmos desenvolvem suas atividades juntamente com os demais que foram imunizados”.”O Sindicato dos Servidores entende que essa medida é equivocada, pois durante a campanha e vacinação contra a covid alguns desses profissionais poderão por um motivo ou outro serem afastados de suas atividades e a substituição será mais difícil, pois teremos profissionais que não tomaram a vacina e não poderão atuar na campanha”, afirma. 

Sindicalista aponta para outras abordagens

Segundo Roberto, outra questão é de que a inclusão ou não dos agentes nessa primeira etapa está trazendo muito debate em todo o país, em alguns municípios inclusive, os agentes foram os primeiros a serem vacinados. “O Sindicato dos Servidores Municipais nesta reunião com representantes da 3ª Regional de Saúde, colocar o seu posicionamento e solicitar que todos agentes que estão em atividade sejam vacinados nesta primeira etapa, juntamente com os demais profissionais da Saúde”, destaca o sindicalista. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE