Regional de PG deve vacinar 11,5 mil pessoas na 1ª fase | aRede
PUBLICIDADE

Regional de PG deve vacinar 11,5 mil pessoas na 1ª fase

Somente para Ponta Grossa estão previstas 3 mil doses do imunizante contra a covid-19 nesta primeira etapa

Regional de Saúde de Ponta Grossa deve receber doses da vacina até quarta-feira
Regional de Saúde de Ponta Grossa deve receber doses da vacina até quarta-feira -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Somente para Ponta Grossa estão previstas 3 mil doses do imunizante contra a covid-19 nesta primeira etapa

Horas depois da aprovação do uso emergencial das vacinas produzidas por Oxford e pela Sinovac (AstraZeneca e CoronaVac, respectivamente), as primeiras doses já foram enviadas para os estados. Os aviões que levarão os imunizantes para as capitais saíram do aeroporto de Guarulhos (SP) às 7h desta segunda-feira (18) e devem ser distribuídas às Regionais de Saúde entre hoje e terça-feira (19), já que a campanha está prevista para começar na quarta-feira (20) em todo o país.

Para a 3ª Regional de Saúde, que abrange a região de Ponta Grossa, devem ser vacinadas aproximadamente 11,5 mil pessoas na primeira etapa. Desse total, 10.950 são profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e outros 550 referem-se a idosos que vivem em instituições de longa permanência (como asilos).

Considerando apenas o município de Ponta Grossa, são 2.805 profissionais da saúde que devem receber a vacina. Conforme o Plano de Ação para Vacinação contra a Covid-19, a expectativa é que Ponta Grossa receba 3 mil doses até o dia 20 de janeiro. “A estratégia de vacinação adotada pelo Município de Ponta Grossa, alinhada com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná seguirá as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com prioridade para grupos pré-definidos”, destaca o documento.

O Plano não informa como serão aplicadas as vacinas a esses grupos, mas se forem seguidas as medidas adotadas por outras cidades paranaenses, os profissionais da saúde serão imunizados em seus locais de trabalho, enquanto os idosos devem ser vacinados nas próprias instituições.

Próximas fases

Ainda conforme o documento elaborado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), a segunda fase da campanha de vacinação envolverá idosos de 60 e 74 anos de idade, enquanto a terceira etapa vai englobar pacientes com doenças que são consideradas fatores de risco: diabetes, hipertensão grave, doenças pulmonares, doenças renais e cardiovasculares, pessoas que passaram por transplantes de órgãos, anêmicos, pacientes com câncer e obesos mórbidos.

Para as próximas etapas, o município vai usar espaços alternativos às salas de vacinação assim como aconteceu na campanha de vacinação contra a gripe no ano passado. Uma das medidas será o uso do sistema drive-trhu na Feira do Produtor. “O fluxo de veículos será organizado pela Autarquia Municipal de Trânsito enquanto equipes de vacinadores e pessoal de apoio atenderão o maior número possível de pessoas na coleta de dados (preenchimento da Ficha de Registro do Vacinado) e administração da Vacina”, destaca o Plano.

A FMS também informou a criação do Espaço Saúde no Parque Ambiental para que haja “vacinação às pessoas que cheguem ao local sem veículo, facilitando o acesso dos usuário do transporte público”. Há expectativa também de aplicação em cinco escolas municipais para contemplar a população que mora afastada do centro, facilitando principalmente o deslocamento dos idosos.

Também há previsão de vacinação em cinco unidades de saúde:

  • US Lubomir Urban – 31 de Março
  • US Jose Bueno – Jacarandá
  • US Carlos Ribeiro de Macedo – Parque do Café
  • US Egon Roskamp – Santa Paula
  • US Ambrósio Bricailo – Chapada

“Com o aumento do número de pessoas vacinadas, retorno de servidores afastados e contexto epidemiológico será possível disponibilizar o imunobiológico em todas as salas de vacinação da Fundação Municipal de Saúde”, destaca o documento emitido pelo governo municipal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE