Macedo agradece equipe e faz balanço de gestão na Secretaria de Esportes | aRede
PUBLICIDADE

Macedo agradece equipe e faz balanço de gestão na Secretaria de Esportes

Secretário Marco Antonio Macedo enaltecer o trabalho desenvolvido por cada um dos servidores nestes quatro anos

Secretário Marco Antonio Macedo enaltecer o trabalho desenvolvido por cada um dos servidores nestes quatro anos
Secretário Marco Antonio Macedo enaltecer o trabalho desenvolvido por cada um dos servidores nestes quatro anos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Secretário Marco Antonio Macedo enaltecer o trabalho desenvolvido por cada um dos servidores nestes quatro anos

O secretário Marco Antonio Macedo está divulgando um balanço da sua atuação à frente da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) no segundo governo do prefeito Marcelo Rangel. Durante esta semana o dirigente reuniu-se com a sua equipe para enaltecer o trabalho desenvolvido por cada um dos servidores nestes quatro anos.

“Gostaria de agradecer a confiança do prefeito Marcelo Rangel e o apoio de todos os servidores e professores SMESP, assim como os atletas, técnicos e dirigentes que estiveram conosco, especialmente neste ano de 2020 que marcou o mundo com a pandemia do coronavírus, com a interrupção de competições e treinamentos que forçaram uma reformulação no trabalho da Secretaria, que passou a atuar na fiscalização e principalmente na orientação para minimizar os riscos no retorno às atividades das academias, clubes e entidades que atuam com o esporte em Ponta Grossa.”

“Os desafios foram inúmeros e conseguimos superá-los graças à união e esforço de todos, tivemos grandes conquistas que fortaleceram o esporte da nossa cidade, apesar das dificuldades encontradas pelo caminho. É desta forma que desejo a todos um Natal cheio de saúde, paz, amor e prosperidade e um 2021 cheio de esperança em um futuro ainda melhor para esporte e para todos os ponta-grossenses”, completa Macedo.

Balanço

Nestes quatro anos SMESP conseguiu marcas expressivas de crescimento, recolocando Ponta Grossa como uma potência do esporte paranaense e brasileiro e ao mesmo tempo oferecendo à comunidade novos espaços e programas para a prática das diversas modalidades.

“Tivemos conquistas importantes nos Jogos da Juventude (JOJUPs), nos Jogos Abertos (JAPs) e nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs) e nossos atletas e equipes destacaram-se em competições nacionais e internacionais, colocando-se nos primeiros lugares dos pódios e confirmando o potencial princesino para o esporte”, enfatiza o dirigente, que enumerou os principais feitos neste quatriênio.

A participação pioneira do Operário Ferroviário na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 foi resultado de intensa luta da SMESP junto às federações Paulista e Paranaense, mostrando a evolução do clube, que no profissional foi campeão paranaense em 2017 e brasileiro das séries D e C, ocupando hoje posição de destaque na Série B.

Nas categorias de base SMESP e Operário seguem unidos, o que resultou em participações destacadas do alvi-negro nos Jogos da Juventude e nos Jogos Abertos, através do Projeto Prata da Casa.

Nosso Campinho

Pioneira na implantação de campos públicos de futebol society no Paraná, ao longo de oito anos Ponta Grossa construiu quarenta e três campos nos bairros, dotados de piso sintético, alambrado e iluminação noturna.

Com o objetivo de promover o congraçamento dos moradores dos bairros e oferecendo uma oportunidade de lançar os novos talentos surgiu em 2018 a Copa Nosso Campinho, organizada pela SMESP e com a parceria do Operário Ferroviário, que recebeu os destaques da competição nas suas categorias de base.

Obras

Além dos campos de futebol society nos últimos quatro anos Ponta Grossa conquistou espaços importantes para a prática do esporte, com a entrega da Arena Multiuso, um espaço importante para o desenvolvimento do voleibol, sediando os jogos do Ponta Grossa Vôlei/Caramuru na Superliga Nacional e os projetos Vôlei Fera e Viva Vôlei.

A construção de uma pista de skate de padrão internacional na Avenida dos Vereadores marcou uma nova etapa para a modalidade, oferecendo aos praticantes uma oportunidade de desenvolver as suas habilidades e contribuindo para o fim da discriminação e a socialização do skate. No local, além da Arena Multiuso e da pista de skate, existem quadras poliesportivas e uma miniarena de futebol society, sendo um dos principais pontos de entretenimento do Parque Linear. 

Uma segunda pista de skate foi implantada no Núcleo 31 de Março, que também recebeu a sua miniarena de futebol society e paredão de basquetebol.

O Centro de Integração ao Esporte (CIE) foi inaugurado em 2019 com moderno ginásio de esportes e quadra poliesportiva externa, beneficiando a região do Sabará.

Tradicional palco do basquetebol paranaense o Ginásio de Esportes Borell du Vernay passou por reforma, com a impermeabilização da cobertura e a troca do piso da quadra, encerrando um problema que se arrastou por décadas.

No Ginásio Oscar Pereira foi realizada uma reforma das instalações e a substituição do piso sintético, além da pintura interna, assegurando a comodidade de público e atletas da sede administrativa da SMESP.

Ainda em 2017 foram realizadas obras de nivelamento e melhorias na pista de caminhada do Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas e foram construídas pistas de caminhada no Parque Linear e no Lago de Olarias, com a Avenida Dom Geraldo Pellanda, em Uvaranas, ganhando a sua pista de ciclismo.

O Núcleo Santa Paula teve o seu ginásio de esportes reformado, assim como foram recuperadas as quadras e espaços esportivos do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), em Olarias. Também foram implantadas miniarenas no Complexo Ambiental, Núcleo Santa Mônica, Parque Linear e Vila Hilgemberg.

O Parque de Olarias é hoje um ponto de encontro da comunidade princesina e várias obras estão em andamento no local, que já conta com a pista de caminhadas e para ciclistas, academias ao ar livre e parquinhos. Estão em construção um campo de futebol society, uma quadra poliesportiva e quadras de vôlei de praia. E a principal novidade é o espaço para as artes marciais, com uma estrutura ecolutas.

Nacional

Por três temporadas Ponta Grossa integrou a elite da Superliga Nacional de Voleibol Masculino, através de parceria com o Caramuru Vôlei. Neste período a Arena Multiuso recebeu as principais equipes e os principais nomes do voleibol nacional.

No basquetebol o NBPG/Ponta Grossa foi campeão brasileiro de basquetebol masculino, atraindo grandes plateias para o Ginásio Borell du Vernay.

No atletismo a ponta-grossense Wanessa Zavolski segue brilhando, sendo a atual terceira colocada na prova dos 400 metros com barreiras do Troféu Brasil de Atletismo.

E Verônica Balsano segue trabalhando para a conquista de mais um título mundial de natação máster, ela que é a maior medalhista da natação na história dos Jogos Abertos do Paraná.

A nova geração é representada por Talita de Oliveira, da Seleção Brasileira de Ciclismo, e Brenda Garret, vice-campeã mundial escolar de karatê.

O potencial do nosso povo é incontestável e temos atletas de ponta nas mais diversas modalidades esportivas, defendendo as cores de Ponta Grossa ou de grandes equipes do cenário nacional.

Jogos Estudantis

Ponta Grossa realiza anualmente duas das principais competições poliesportivas do Paraná, os Jogos Estudantis Municipais (JEM), que na 34ª edição marcou a participação recorde de 9.872 atletas e 133 estabelecimentos de ensino; e os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), que na sua décima quarta edição contou com oitenta escolas e 3.567 alunos da Rede Municipal de Ensino.

O crescimento dos JEM e JEEM têm influência direta do investimento nas escolas municipais, que na sua totalidade contam com quadras poliesportivas e espaços próprios para a prática esportiva, assim como profissionais de Educação Física. Se antes eram raras as conquistas de títulos e medalhas, hoje as escolas da Rede Municipal competem em condições de igualdade com as instituições particulares, impondo-se em modalidades como o atletismo, a queimada e os chamados esportes “mini”, que são o futsal, o basquetebol, o handebol e voleibol, voltados para as faixas etárias menores.

Pessoa Idosa

Sempre visando a integração os Jogos Municipais da Pessoa Idosa (JOMUPI) foram criados através de lei municipal e já teve a sua primeira edição, devendo ser realizados anualmente com a participação de grupos da melhor idade em modalidades esportivas adaptadas às faixas etárias.

Projetos

Com uma inédita parceria com a Ambev a Prefeitura de Ponta Grossa criou em 2017 o Projeto “Esporte de Base” promovendo a iniciação esportiva e recreação nos ginásios dos bairros e na Piscina Municipal Guaíra, atendendo mensalmente cerca de 2.300 crianças e jovens. Ao mesmo tempo deu sequência à “Escola da Bola”, com 2.000 atendimentos mensais em quatro núcleos e nos campos de futebol society.

O Esporte Para Todos (EPTV) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Esporte é realizado todos os anos no Complexo Ambiental e a participação da comunidade. A SMESP participa com a sua estrutura de diversos eventos desenvolvidos nos bairros em ações próprias ou conjuntas com entidades e associações.

Em parceria com as ligas esportivas são realizadas escolinhas em diversas modalidades, fomentando a prática do esporte na comunidade ponta-grossense.

Jogos Oficiais

Contando basicamente com equipes e atletas da própria cidade Ponta Grossa vem brilhando nos Jogos Oficiais do Paraná, que são os Jogos Abertos (JAPs), os Jogos da Juventude (JOJUPs) e os Jogos Abertos Paradesportivos (PARAJAPs). Em 2019 a delegação princesina foi a maior da história, com mais de 250 atletas participando da fase final dos JAPs na divisão A. E depois de 17 anos Ponta Grossa voltou a realizar uma fase regional dos JOJUPs em 2017.

Esta evolução se deve ao investimento do projeto “Prata da Casa” que beneficia atletas e treinadores. Em média a cada ano o governo de Marcelo Rangel ampliou em 20% os valores destinados ao “Prata da Casa”.

Atualmente Ponta Grossa detém os títulos dos Jogos Abertos do Paraná no basquetebol masculino e feminino, da natação masculina e feminina e do xadrez no masculino e feminino. Nos Jogos da Juventude do Paraná Ponta Grossa ostenta os títulos do karatê feminino e do xadrez no masculino e feminino.

Contando com paratletas da APEDEF e APADEVI Ponta Grossa é presença obrigatória nos PARAJAPs, conquistando medalhas e títulos no basquetebol sobre cadeira de rodas, no atletismo e no tênis de mesa.

Copas e Circuitos

Através de parcerias com as ligas e entidades que fomentam o esporte em Ponta Grossa a SMESP vem desenvolvendo os circuitos municipais nas modalidades individuais de atletismo, ciclismo, natação, judô, taekwondo e karatê.

Nos esportes coletivos a Copa Cidade de Ponta Grossa acontece no voleibol, futsal, basquetebol e handebol.

Circuito de Corridas

Um dos mais tradicionais eventos do esporte princesino o Circuito de Corridas Rústicas vem mostrando a sua força com uma média de 35 etapas por ano, fruto da parceria da SMESP com empresas e entidades que organizam provas nos Campos Gerais.

Piscina Municipal

Um marco na natação princesina a Piscina Municipal Guaíra está localizada na área central de Ponta Grossa e ao longo da administração do prefeito Marcelo Rangel vem recebendo importantes melhorias, como o sistema computadorizado de cronometragem e os novos blocos de partida, possibilitando a realização de competições de âmbito nacional e beneficiando os atletas das diversas faixas etárias, do petiz ao máster, que ali realizam os seus treinamentos e preparação.

Além dos eventos de elite a Piscina Municipal Guaíra também tem importante fator social, com aulas de natação para crianças e jovens, através dos projetos “Esporte de Base” e “Escola da Bola”, a hidroginástica para funcionários da Prefeitura e o treinamento dos soldados, praças e oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Transporte

Uma preocupação constante com a segurança e conforto dos atletas, dirigentes e atletas que defendem Ponta Grossa tanto nos Jogos Oficiais quanto nas competições nacionais e estaduais a SMESP adquiriu novos veículos, dois Renault Sandero, um micro-ônibus Mercedes-Benz e um ônibus de 19 lugares que mais que dobraram a frota. E nos últimos quatro anos todas as equipes que representam Ponta Grossa foram transportadas com veículos fretados conforme licitações realizadas pela Prefeitura.

Pandemia

Com a pandemia do Covid-19 todas as atividades do esporte brasileiro ficaram paralisadas no primeiro semestre do 2020. Com a reabertura gradual de academias, campos, clubes e instituições que trabalham com o esporte em Ponta Grossa a SMESP vem desenvolvendo importante papel na fiscalização e principalmente orientação nos locais de atividades, com professores e técnicos realizando visitas regulares para verificar o cumprimento dos decretos de utilização de aparelhos e o uso de máscaras e equipamentos de prevenção à Covid-19.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE