Biblioteca pública de PG comemora 80 anos de história | aRede
PUBLICIDADE

Biblioteca pública de PG comemora 80 anos de história

Na data de aniversário, a biblioteca recebeu a doação de 200 novos livros

Na data de aniversário, a  biblioteca recebeu a doação de 200 novos livros
Na data de aniversário, a biblioteca recebeu a doação de 200 novos livros -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na data de aniversário, a  biblioteca recebeu a doação de 200 novos livros

Nesta terça-feira, 10 de novembro, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei comemorou seus 80 anos de atividades. E o presente veio da melhor forma possível: a doação de 200 livros novos, que muito em breve serão incorporados ao acervo para empréstimo gratuito. O repasse foi feito pelo projeto Pró-Biblioteca 2018-2020, que usa recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com curadoria da L&PM Editores e patrocínio da concessionária Caminhos do Paraná. 

“Hoje tivemos uma coincidência muito feliz. Exatamente no dia em que a Biblioteca Pública está celebrando 80 anos, recebemos uma doação muito rica do projeto Pró-Biblioteca. É muito bom sentir esse cheiro de livros novos, que vão complementar nosso acervo”, destacou o bibliotecário Carlos Roberto Hernandez. 

Foram doados 200 títulos de referência publicados pela L&PM Editores, desde infantis e infanto-juvenis a literatura em geral, contemplando leitores de todas as idades. Entre os títulos há obras clássicas da literatura brasileira e estrangeira, além de coleções (Hagar, Snoopy e Peanuts, por exemplo) e biografias. 

“Nós, bibliotecários juntamente com a equipe da biblioteca, vamos fazer o possível e o impossível pra realizar com agilidade o processamento técnico desse material, cadastrá-los no sistema e etiqueta-los, para que quando a unidade retornar às atividades normais nossos leitores possam degustar dessas obras, tão maravilhosas”, afirmou Carlos. Atualmente a Biblioteca está apenas com trabalho interno, por conta das medidas de segurança sanitária. 

“Agradecemos a todos que sempre nos apoiam e torcem pela Biblioteca Pública, como polo de difusão e disseminação da leitura, da cultura e do saber”, completou a bibliotecária Bruna Bonini. 

História 

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, administrada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, foi inaugurada no dia 10 de novembro de 1940, criada a partir de um decreto federal que estabelecia que toda cidade deveria possuir uma biblioteca pública. Em Ponta Grossa o primeiro local que abrigou a Biblioteca foi uma sala cedida no prédio da própria prefeitura.

No decorrer dos anos, a unidade mudou-se diversas vezes, em um total de 11 locais. Desde dezembro de 2012 está sediada em um imóvel construído especificamente para abrigar o acervo e atividades da Biblioteca, sendo referência para todo o Paraná. Atualmente possui aproximadamente 85 mil materiais entre livros, revistas, periódicos científicos, fitas de vídeo, CDs, DVDs, discos de vinil, entre outros.

Em 2019 integrou o programa Conecta Biblioteca, conquistando o 1º lugar nacional por conta das atividades de inovação desenvolvidas ao longo do ano, voltadas especialmente ao incentivo da participação do público jovem. 

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE