Especialista alerta para risco das altas temperaturas em PG | aRede
PUBLICIDADE

Especialista alerta para risco das altas temperaturas em PG

Doutora em Geografia da UEPG aponta problemas que passam não tem devida a atenção no calor

Cidade vem registrando calor recorde
Cidade vem registrando calor recorde -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Doutora em Geografia da UEPG aponta problemas que não tem a devida atenção no calor

A professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Doutora Karin Linete Hornes, concedeu uma entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã onde citou os motivos para as altas temperaturas no município. Além das características científicas, a especialista também apontou os principais problemas que o calor pode trazer para a população ponta-grossense.

A doutora explica que são vários os motivos que fazem Ponta Grossa registrar esta sequência histórica de temperaturas acima dos 34°C: a saída do equinócio, estação da Primavera, dirigindo-se para o solstício de verão e, consequentemente, recebendo mais luminosidade. Ainda, explica Hornes, as frentes frias que atuam na região dos Campos Gerais não conseguem ter força suficiente para vencer o bloqueio e amenizar as temperaturas.

Contudo, não apenas os motivos do calor, mas suas consequências, foram pontuadas pela especialista. “Entre os impactos é possível destacar, principalmente, a irritabilidade por parte da população. Existem estudos que comprovam que a criminalidade aumenta nos períodos em que o calor é mais intenso”, aponta a professora.

As doenças e complicações, comuns a uma época de calor e o ar seco, como desidratação e problemas de pele, somam-se a outros problemas de saúde, como a pneumonia e bronquite, conforme exemplifica Hornes. A pressão dos indivíduos também pode ser afetada, podendo acarretar em sérias comorbidade. Para fechar, a professora cita outras medidas – e reflexões – necessárias nessa época.

“É necessário pensar que nem todas as pessoas têm as mesmas condições para enfrentar esse calor excessivo. Nem todos possuem ar condicionado ou uma cobertura adequada em casa para amenizar os efeitos deste aumento na temperatura. Este cenário exige muita atenção por parte do Município.  A água é um recurso finito e a utilização adequada dela deve ser colocada em pauta por parte do poder público. Desastres climáticos como este podem provocar várias mortes”, conclui a especialista.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE