Comércio de PG tem menor queda de vendas do PR | aRede
PUBLICIDADE

Comércio de PG tem menor queda de vendas do PR

Levantamento da Fecomércio avaliou vendas do comércio varejistas em seis regiões do Estado no mês de maio

Desempenho observado na cidade foi o melhor do Estado do Paraná, na comparação com o mês de março de 2019
Desempenho observado na cidade foi o melhor do Estado do Paraná, na comparação com o mês de março de 2019 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Levantamento da Fecomércio avaliou vendas do comércio varejistas em seis regiões do Estado no mês de maio 

Ponta Grossa teve, em maio, o mês do Dia das Mães, o melhor desempenho do comércio no Estado do Paraná. Mesmo em momento de pandemia, com o funcionamento intercalado do comércio, e o início do atendimento por hora marcada nas lojas, as vendas na cidade tiveram uma retração de apenas 2,25% neste ano, na comparação com o mesmo mês em 2019. Neste mesmo mês, a média estadual foi de uma retração de 14,5% abaixo dos valores de 2019, sendo Ponta Grossa a única cidade com resultados abaixo de 10% - Maringá teve o pior resultado, com uma queda de 25%. Os números foram revelados pela Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR)

“Nosso comércio fechou apenas duas semanas entre março e abril, e isso foi um fator que ganhamos muito. As indústrias também, no início da pandemia, suspenderam contratos e deram férias; alguns chegaram a demitir, mas elas já voltaram a chamar os funcionários. Tivemos números positivos, que fizeram com que Ponta Grossa tivesse a menor queda do Estado”, justifica José Loureiro, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação profissional, também presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa. 

Entre os nove setores avaliados na cidade, três tiveram crescimento: materiais de construção (6,7%), supermercados (3,9%) e óticas/cine/foto/som (3,7%). As maiores quedas ficaram com os setores de vestuário e tecidos (-30%) e calçados (-60%). 

No acumulado do ano, por sua vez, os resultados de Ponta Grossa também mantém o melhor resultado do Estado. Sustentado pelos desempenhos de destaque no Estado em maio e em abril, quando também a queda não foi tão acentuada, o município acumula uma baixa de 4,9% nos cinco meses, uma retração de menos da metade do Estado, cuja baixa já chega a 10,8%. O segundo melhor desempenho do Estado é o de Curitiba e Região Metropolitana, com baixa de 6,5%. Os piores resultados são os da região Oeste (baixa de 15,5%) e Maringá (20,7%).

Tíquete médio deverá cair neste ano

Aumentou o número de filhos que deverão presentear os pais este ano. Segundo sondagem realizada pela mesma Fecomércio, a intenção de compra dos paranaenses para o próximo Dia dos Pais é de 66,2% e é maior do que a registrada no ano passado, que era de 62,3%. A sondagem também revela que para 59,0% dos entrevistados a pandemia impactou na decisão de compra para o Dia dos Pais, principalmente no valor do presente (60,9%): o tíquete médio baixou de R$116,89 em 2019 para R$111,47 este ano.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE