Educação inicia aulas de reforço nesta segunda-feira | aRede
PUBLICIDADE

Educação inicia aulas de reforço nesta segunda-feira

Em entrevista ao portal aRede, secretária de Educação de Ponta Grossa, Esméria Saveli, contou como será funcionamento da programação. Transmissões não contarão para calendário letivo

Programas serão exibidos das 9h às 10h
Programas serão exibidos das 9h às 10h -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em entrevista ao portal aRede, secretária de Educação de Ponta Grossa contou como será funcionamento da programação. Transmissões não contarão para calendário letivo

A secretária de Educação de Ponta Grossa, Esméria Saveli, em entrevista ao portal aRede e Jornal de Manhã, falou sobre a nova proposta educacional do Município: a transmissão de aulas na TV Educativa. A proposta, que iniciará na próxima segunda-feira (20), será veiculada à emissora de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h. No período da tarde, haverá a reprise, das 13h30 às 14h30.

Esméria conta que a iniciativa vem de encontro com a necessidade de oferecer conteúdo aos alunos, em resposta a paralisação causada iniciada em 20 de março pelo novo coronavírus. De lá para cá, redes municipais e estaduais, privadas e públicas de ensino, tiveram a suspensão das atividades presenciais.

“Essa pandemia nos pegou de surpresa. Mas, a gente tem que ver sempre o aspecto positivo. A surpresa vem nos desafiando. Então, paramos por 15 dias e pensamos que naqueles 15 dias a gente retornaria. De repente, houve um movimento, umas orientações. Caminhando com informações, olhando como estava o Ministério da Educação. E, outras experiências do mundo inteiro, pois as escolas param nesse momento”

Contudo, alguns adotaram as plataformas online para seguir com suas aulas. No Paraná, o ensino estadual via internet foi adotado, bem como escolas particulares. Ao analisar a situação da rede municipal e entendendo a faixa etária das crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, a estratégia não poderia ser adotada segundo Esméria. Outro ponto elencado pela professora foi a questão da autonomia de crianças pequenas em relação ao trabalho digital.

Foi, então, que surgiu a ideia de utilizar as transmissões. “Pensando bem, tivemos a ideia de que nós temos uma televisão aberta, a TV Educativa, para poder promover aulas para essas crianças. Conversamos com o prefeito, que imediatamente cedeu, ficou muito entusiasmado com a ideia. Na segunda-feira passada, fiz uma reunião com toda equipe da Secretaria. Começamos a fazer um desenho de como seria isso, a comunicação com as crianças, famílias e tudo mais”, conta a secretária.

Para concluir, Esméria comenta que os professores se saíram muito bem, com um ambiente bonito, voltado para as crianças. “Tem aulas que contam como uma tarefa para as crianças fazem. Estamos iniciando esse processo – de usar uma mídia, canal de televisão, para poder chegar até a casa das pessoas. Acho que será uma experiência muito rica: sentará para assistir o pai, a mãe, o irmãozinho mais, mais novo. Por isso, as aulas não são pensadas para serem para primeiro, segundo, terceiro ano. São desenvolvidos temas. Cada tema desenvolvido em torno de 20 minutos”, complementa.

Aulas não contarão para calendário letivo

Outro ponto que foi enfatizado pela secretária foi em relação ao calendário escolar: as transmissões não serão competentes para fechar os dias letivos. “As aulas vão tratar de temas que estão presentes no currículo, todas elas. Mas, não contam, assim como as online do Estado, como horas desenvolvidas, trabalhadas para substituir dias letivos. Essa responsabilidade de rever o calendário, e já revimos, nós temos três proposta para ver quando abre. Nós temos que cumprir obrigatoriamente o mínimo de 800 horas. E trabalhar com todas as crianças na exposição do conteúdo da disciplina, da área de conhecimento, na avaliação, no trabalho que as crianças fazem”, explica Esméria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE