Pacientes com sintomas leves devem evitar hospitais | aRede
PUBLICIDADE

Pacientes com sintomas leves devem evitar hospitais

Orientação é do secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco, para evitar possíveis contaminações. Recomendação é ficar em casa e isolado

Imagem ilustrativa da imagem Pacientes com sintomas leves devem evitar hospitais
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Orientação é do secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco, para evitar possíveis contaminações. Recomendação é ficar em casa e adotar todos os cuidados possíveis

A partir da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Ponta Grossa, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde, (SMS), anuncia novas medidas a serem adotadas na cidade. Além disso, segundo o secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco, o município vai seguir um protocolo do Ministério da Saúde, que modificou, nesta sexta-feira (20), algumas condutas a serem tomadas. Ele também deu algumas orientações sobre como proceder, em caso de suspeita de coronavírus. Além disso, recomenda o isolamento domiciliar.

“A partir de agora, todo o paciente sintomático respiratório é considerado um quadro suspeito. Deve ser afastado por 14 dias e entrar em período de quarentena, e fazer o isolamento domiciliar” informa o profissional.

Para qualquer tipo de sintoma leve, a recomendação é que o paciente fique em casa, buscando atendimento somente se realmente houver complicações. “A população deve ficar atenta a algumas situações. Por exemplo, dor de garganta, gripe, nariz escorrendo, febre, mal estar no corpo, deve ser monitorado em casa. Se esses sintomas se agravarem, buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Se o paciente for triado como um caso mais grave, será encaminhado à UPA e Pronto Socorro ou Hospital”, detalha.

Neste momento, Manjabosco não recomenda, de forma alguma, que os pacientes busquem atendimento diretamente na UPA, Pronto Socorro, ou hospitais. O motivo é que nestes locais uma pessoa que não está com o vírus poder ser contaminada com o Covid-19. “É importante salientar essa situação, porque lá podem se contagiar com o vírus. Pacientes que tiverem alguma sintomatologia ou suspeita que busquem as Unidades de Saúde para orientação”, reforça.

De acordo com ele, para casos leves não há a necessidade de buscar serviços hospitalares. Até porque não há um antídoto contra o Covid-19. “Casos leves teremos a grande maioria: 80% dos casos serão leves, que devem ser tratados em casa. Essa é uma situação que a população deverá estar consciente”, concluiu. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE