Caps realiza atividades para combater o alcoolismo em PG | aRede
PUBLICIDADE

Caps realiza atividades para combater o alcoolismo em PG

As ações acontecem nesta terça-feira (18) e envolvem comunidade e pacientes do serviço.

As ações acontecem nesta terça-feira (18) e envolvem comunidade e pacientes do serviço.
As ações acontecem nesta terça-feira (18) e envolvem comunidade e pacientes do serviço. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As ações acontecem nesta terça-feira (18) e envolvem comunidade e pacientes do serviço.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps AD), estará realizando uma série de atividade ligadas ao alcoolismo nesta terça-feira (18). As ações foram definidas para fazer parte do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. 

“O Brasil tem como um dos principais problemas de saúde pública, o alcoolismo. Ter uma atividade voltada para este assunto, onde a comunidade pode tirar dúvidas e saber mais sobre as formas de tratamento, é essencial para prevenir situações futuras. Hoje, cerca de 15% da população brasileira é dependente de álcool, a maioria jovens entre 18 e 29 anos, um número elevado e preocupante”, destaca o secretário adjunto da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco. 

Pela manhã as ações foram voltadas a abordagem da população que passava em frente à sede do Caps AD, em Uvaranas, e também a montagem de grupos ligados a educação em saúde, com informações sobre a doença e alternativas de tratamento.

“A intenção foi explicar os serviços de combate ao alcoolismo que o município disponibiliza e tirar dúvidas da população. Repassar essas informações significa multiplicar o conhecimento sobre elas, quando mais pessoas estiverem informadas, mais poderem fazer por esta comunidade alvo”, comenta a coordenadora do Caps AD, Fernanda Berard. No período da tarde as ações aconteceram com os pacientes.

Atualmente, cerca de 300 pacientes estão em acompanhamento pelo Caps AD, mais de 80% da aderência nos tratamentos são homens. “É difícil determinar quantos são somente por álcool, pois temos a maioria dos casos dos pacientes com demanda conjunta álcool e drogas. Mas para todos os casos, o Caps Ad realiza vários programas, como: grupos voltados a reabilitação psicossocial, esporte lazer e cultura, prevenção a recaída, psicoterapia grupal, diversos grupos de autoconhecimento e reflexão. São mais de quinze grupos acontecendo”, ressalta Fernanda.

Além das atividades citadas pela coordenadora, o Caps Ad conta com equipe de enfermagem que desenvolve programa de desintoxicação na modalidade "internamento- dia", convênios com comunidade terapêutica e encaminhamentos para internação hospitalar, quando necessário e também atendimento familiar semanal.

Os Projetos Terapêuticos Singular (PTS) de cada paciente são revisados semanalmente com eles, preferencialmente nas segundas-feiras, para estabelecerem novas metas de evolução para a semana.

Funcionamento do serviço 

O Caps Ad conta com uma estrutura nova em Uvaranas, rua Vicente Espósito, ao lado do Terminal de Uvaranas. O atendimento é realizado das 8h às 18h de segunda a quinta-feira e na sexta-feira às 17h. Na sexta-feira no período da manhã a equipe técnica faz reunião e capacitação, sendo assim os atendimentos de acolhimento iniciam a partir das 11h.

O acolhimento de novos pacientes é realizado todos os dias da semana. “Para os acolhimentos, isto é, pacientes novos, sempre há um terapeuta de plantão para atender a demanda que chega todos os dias da semana, mas organizamos o atendimento com senhas por ordem de chegada diariamente”, completa Fernanda. 

A equipe do Caps Ad também oferece apoio matricial para outros estabelecimentos de saúde e para a Atenção Primária fazer a manutenção do cuidado dos casos que não são perfil para frequentar o Caps Ad ou que já estejam estabilizados.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE