Ambev reduz emissão de 145 toneladas de CO2 em PG | aRede
PUBLICIDADE

Ambev reduz emissão de 145 toneladas de CO2 em PG

Isso foi possível graças à geração de 135.000 kWh de energia na Cervejaria Adriática em 2019, o suficiente para abastecer 850 residências

Projeto foi implantado em quatro unidades da Ambev no Brasil
Projeto foi implantado em quatro unidades da Ambev no Brasil -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Isso foi possível graças à geração de 135.000 kWh de energia na Cervejaria Adriática em 2019, o suficiente para abastecer 850 residências

Um projeto inaugurado em 2019 pela Cervejaria Ambev promoveu a redução de emissão de dióxido de carbono no meio ambiente. O projeto, com o mote de geração de energia, foi desenvolvido em parceria com a startup gaúcha Luming Inteligência Energética, inicialmente na unidade de Águas Claras do Sul (RS), e depois expandido para outras três unidades – uma delas é a Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa. Somente a planta industrial neste município paranaense, por exemplo, deixou de emitir 145 toneladas de CO2, que equivale a 867 árvores. Isso foi possível graças à geração de 135.000 kWh de energia, o suficiente para abastecer 850 residências.

Juntas, as cervejarias produzem 449 mil kwh de energia todo mês, o suficiente para abastecer cerca de 2,8 mil residências, reduzindo a emissão de CO2 em 482 toneladas por ano – o equivalente ao plantio de mais de 2,8 mil árvores. “Nós temos uma série de metas voltadas para sustentabilidade dentro da Cervejaria Ambev e, em uma delas, nos comprometemos a reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor até 2025”, afirma Anderson Carneiro de Souza, Especialista em Energia e Fluidos da Cervejaria Ambev.

No caso da Ambev, a Luming Inteligência Energética identificou que as Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEIs) – presentes em todas as cervejarias, para tratar a água usada na produção antes de devolvê-la a natureza – queimavam o biogás resultante do processo de tratamento, em vez de aproveitar seu potencial energético. Esse biogás, que é um combustível renovável, agora é usado para movimentar uma microturbina e, assim, gerar energia que é reaproveitada pela fábrica. Essa forma de gerar energia é considerada a mais limpa que existe, porque tem pegada negativa de carbono – ou seja, reduz a emissão de CO2 com sua própria geração. Além disso, evita a sobrecarga da rede de energia.

Com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE