Fesuva inicia dia 23 com perspectiva de vender 30 toneladas | aRede
PUBLICIDADE

Fesuva inicia dia 23 com perspectiva de vender 30 toneladas

Chácara Sozim, grande produtora e tradicional participante da feira, não estará no evento na edição de 2020

Produção antecipou e colheita já é realizada na Chácara Sozim
Produção antecipou e colheita já é realizada na Chácara Sozim -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Chácara Sozim,  grande produtora e tradicional participante da feira, não estará no evento na edição de 2020

Faltam cerca de duas semanas para a realização da 37ª edição da Festa da Uva, a Fesuva. Agendada para ser realizada entre os dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro no Parque Ambiental, o evento contará com a presença de cinco produtores de uva, que têm a perspectiva de vender cerca de 30 toneladas. Com entrada gratuita e cinco dias a mais que a edição passada, a uva será comercializada com o preço base de R$ 8 o quilo, em todas as espécies disponibilizadas: niágara branca, niágara rosada e bordô.

Contudo, a feira não terá a participação da Chácara Sozim, tradicional integrante da Fesuva e uma das maiores produtoras de uva da região, com mais de 40 toneladas anuais – a produção antecipou e o pico da colheita ocorre no início da próxima semana, inviabilizando a participação nos 11 dias da feira. 

Apesar disso, as frutas estão com boa qualidade, como explica outro produtor, Rodrigo Sozim, que irá participar da feira comercializando uvas com o Sítio das Castanheiras. “Vamos participar com cerca de 7 toneladas de uvas, com niágara branca e niágara rosada, além de cerca de duas toneladas de uva preta. O clima ajudou bastante a florada; na festa deste ano as uvas estarão mais bonitas, com cachos maiores, mais sadios”, explica. O clima quente e com pouca chuva também favorece que a fruta fique mais doce, já que nos momentos próximos da colheita o ideal é ter o clima mais seco possível.

Os consumidores terão à disposição uma praça de alimentação com barracas de alimentos, food trucks e cervejarias, além de produtos da agroindústria caseira à base da fruta, como cookies, geleias e doces. A 37ª Fesuva funcionará das 14h às 22h de segunda a quinta-feira e das 9h às 22h entre sexta-feira e domingo. No ano passado, a feira recebeu cerca de 30 mil visitantes, e para este ano, a perspectiva é que esse número cresça. A Fesuva é realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Núcleo de Alimentação para Eventos de Ponta Grossa (Napes); e os produtores de Ponta Grossa. 

Chácara comercializa uva e derivados junto à propriedade

Diante da não participação neste ano, Marcello Sozim, sócio-proprietário da propriedade, informa que a chácara já está vendendo as uvas desde antes do Natal na propriedade, localizada na região da Chácara Santa Tereza. A comercialização deverá seguir até o final deste mês dos três tipos que a propriedade produz: niágara branca, rosada e preta. “Vamos centralizar a comercialização na chácara e no Supermercado Tozetto”, ressaltou. Segundo ele, a colheita antecipou pelo fato de que o método de produção é antigo, diferente do adotado por outros produtores. A chácara está localizada na Rua Luiz Sozim, e abre de domingo a domingo, das 9h às 19 horas

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE