Redação trabalha temas sociais no primeiro dia | aRede
PUBLICIDADE

Redação trabalha temas sociais no primeiro dia

Candidatos puderam escolher escrever sobre os direitos sociais previstos na Constituição ou sobre os alunos que ficam sem comida durante as férias escolares

`Primeiro dia do vestibular teve prova de conhecimentos gerais e redação
`Primeiro dia do vestibular teve prova de conhecimentos gerais e redação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Candidatos puderam escolher escrever sobre os direitos sociais previstos na Constituição ou sobre os alunos que ficam sem comida durante as férias escolares

Neste domingo (01), A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a primeira etapa do Vestibular de Verão. Além de Ponta Grossa, as provas também foram aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Umuarama e Telêmaco Borba. Cerca de 7 mil candidatos disputaram 746 vagas em 39 cursos.

Os portões fecharam às 13h30, com início das provas às 13h45 e término às 17h45. Nesta primeira etapa, os candidatos responderam a 55 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e produziram uma redação em prosa, com sugestão de dois temas que poderiam ser escolhidos, o primeiro “Sem merenda: quando férias escolares significam fome no Brasil” e o segundo, “Constituição da República do Brasil de 1988: Capítulo II - Direitos Sociais”.

O candidato Ariel Jonas Silva de Almeida, de 17 anos, conta que sempre estudou em escola pública e agora prestará o vestibular para Agronomia. “Tenho familiares que são da área e me identifico com o curso. Escolhi a UEPG por ser a instituição que oferece mais recursos para eu me desenvolver como profissional. A preparação para a prova ocorreu tanto no colégio, quanto em casa, por meio de aulas em vídeo na internet”.

O candidato Sandro Rodrigues, 17 anos, de Tibagi (PR), pretende conquistar uma vaga no curso de Direito matutino. “A definição do curso ocorreu por causa das minhas aptidões e preferências. Além disso, eu tenho familiares que já seguem nessa profissão. Eu escolhi a UEPG pelo histórico da instituição, por recomendações de amigos e de parentes que já estudaram aqui”. Conforme explica, a preparação para o vestibular aconteceu na escola e em casa. “Como estou no terceiro ano do Ensino Médio contei com a ajuda dos meus professores e também realizei pesquisas na internet sobre as questões que caem na prova”.

Os pais Sonia Bega Moreira e Edson Luiz Moreira contam que a filha Bárbara Feducenko Moreira está prestando o vestibular como treineira. “Escolhemos a UEPG porque sabemos que é uma ótima universidade e que possui renome. A minha mãe se formou na segunda turma de Odontologia da instituição. Eu também cursei UEPG, o meu filho faz medicina aqui e minha filha tentará enfermagem como treineira. O objetivo é que ela conheça as etapas da prova e fique mais tranquila quando for prestar o vestibular no ano que vem”, diz.  Eles enfatizam que a UEPG está formando a terceira geração da família. “Nós temos orgulho de ter passado por aqui”.

Segunda etapa do Vestibular

Na segunda-feira (02), os candidatos realizarão a segunda etapa da prova do Vestibular de Verão. Os portões fecham às 13h30, com início das provas às 13h45 e término às 16h45. As questões serão vocacionais sobre as disciplinas específicas do curso escolhido. Os inscritos em Artes Visuais e Música também deverão passar por Testes de Habilidades Específicas (THE) na terceira-feira, dia 03 de dezembro, na Central de Salas – Departamento de Artes.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa, Waldir Neres, “nós preparamos os alunos, não só em relação aos conteúdos, mas também para que eles tenham inteligência emocional para afazer a prova. E ficamos aqui fora torcendo por eles para que depois possamos comemorar os resultados”.

O diretor de curso preparatório, Osni Mongruel Junior, explica que no último ano do ensino médio é realizada a preparação dos alunos para o PSS, mas tanto para o vestibular de julho quanto para o de dezembro, os conteúdos são trabalhados de forma antecipada. “O objetivo é que eles vejam até o meio do ano boa parte do que poderá ser cobrado na prova. O vestibular de verão é o nosso foco principal, quando a maior parte dos alunos conclui a sua preparação”.

Concorrência

Neste vestibular, são ofertadas 746 vagas, sendo o curso de Medicina o mais concorrido, com 128,2 candidatos para cada vaga. Em segundo lugar está Enfermagem, com 20,06 candidatos para cada vaga ofertada, seguido de Direito noturno, com 17,923 candidatos por vaga. A proporção é uma média referente à modalidade de cotas para negros, estudantes de escolas públicas e também da disputa universal.

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE