Prefeitura inaugura Escola de Qualificação Profissional | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura inaugura Escola de Qualificação Profissional

Espaço vai sediar diversos tipos de qualificação, para os mais variados ramos de atuação, com cursos de curta a longa duração

Cerimônia teve início por volta das 19 horas
Cerimônia teve início por volta das 19 horas -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Espaço vai sediar diversos tipos de qualificação, para os mais variados ramos de atuação, com cursos de curta a longa duração 

A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou, no final da tarde desta segunda-feira (4), a Escola da Qualificação Profissional no município. Espaço destinado à capacitação e aperfeiçoamento para o mercado de trabalho, o órgão é uma iniciativa da própria prefeitura, que será comandado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. A escola, localizada no centro da cidade, nas instalações da Estação Arte, ao lado do Terminal Central, terá a oferta de cursos sempre gratuitos à comunidade. Segundo a Prefeitura, é a primeira escola desse tipo no Paraná, a segunda do Brasil.

Pelo fato de que o município de Ponta Grossa recebe constantes investimentos de multinacionais e empresas locais, em indústrias e serviços, a economia municipal cresce e gera inúmeras oportunidades. É por esse motivo que a Escola da Qualificação Profissional tem a intenção de melhor preparar e qualificar da melhor forma possível os candidatos para o mercado de trabalho, para manter a característica atribuída a Ponta Grossa por muitas empresas: ter mão de obra qualificada. 

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação profissional, José Loureiro, a Escola também era um sonho do Prefeito, diante da dificuldade de preenchimento de algumas vagas. “Um levantamento realizado pela Agência do Trabalhador de Ponta Grossa mostra que mais de 35% das vagas de emprego disponíveis no município não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Com a nossa Escola, a expectativa é que esse número reduza e mais pessoas conquistem um emprego”, disse Loureiro.

Os cursos são voltados não apenas para profissionais que já trabalharam e buscam a reinserção, mas também quem está em busca do primeiro emprego, para chegar qualificado ao mercado de trabalho. “Vamos ter muitas parcerias, com o Senac, Sesc, Senai, Faculdade Sant’Ana, enfim, com vários segmentos”, completa Loureiro, esclarecendo que haverá cursos para diversas áreas, de diferentes durações, desde uma semana a um mês ou mais, dependendo da qualificação. No local, há duas salas, com capacidade para mais de 100 pessoas. “A ideia é funcionar, se precisar, pela manhã, tarde e noite”, conclui o secretário.

Local recebe Ciclo de Palestras

Logo após a inauguração da Escola, o espaço teve o lançamento do I Ciclo de Palestras sobre Economia e Administração, promovido pela Faculdade Sant’Ana em conjunto com a Prefeitura. O ciclo teve início com a palestra ‘Finanças Públicas’, realizada pelo secretário Municipal de Fazenda, Claudio Grokoviski. O evento segue até a quarta-feira (06), com quatro palestras: ‘O Reflexo da Economia sob a Gestão Financeira’, com Jorge Soistak e ‘Matemática Financeira’, com Daniel Beusso na terça-feira a partir das 19h; e a palestra ‘Empreendedor do amanhã: transformando indivíduos, organizações e sociedades’, com Camila Kluppel, a partir das 19h de quarta. O evento gera certificação de 9 horas e a entrada é trocada pela doação de um brinquedo, que será doado a entidades. Inscrições devem ser realizadas pelo site www.essa.edu.br.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE